terça-feira, 26 de junho de 2012

Café, Lentilha e Linguiça

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Embora o frio ainda não tenha chegado com a força prometida, o Inverno oficialmente já começou. Assim, fomos ao caderno de receitas e guloseimas do Café & Conversa para encontrar pratos mais adequados à estação. Para enfrentar o frio, precisamos de comida quente, com mais gordura, mais “sustança”, para criar uma reserva de energia no corpo.

É também a época ideal para as bebidas quentes, como o café. E por que não juntar tudo num prato? Por isso, trouxemos a receita de lentilha com linguiça e café, bastante versátil porque pode ser servida sozinha, acompanhada de arroz ou batatas e até como molho de uma bela macarronada.

A criançada também vai adorar esse prato. Meus filhos adoravam essa receita porque eu dizia que era comida de cowboy. Vocês já devem ter visto em filmes, os cowboys comendo uma espécie de ensopado preparado dentro de um caldeirão ou frigideira grande. Eles se reuniam em volta de uma fogueira e iam enchendo seus pratos com uma concha. Eu reproduzia esse cena, às vezes até com a fogueira, e a criançada vestida a caráter vibrava, comiam tudo. Eu me vestia de índio Apache : ) 

   

Ingredientes

- 1/2 pacote de lentilhas (250g)
- 5 grãos de pimenta-do-reino preta
- Sal a gosto
- 2 xícaras (chá) de café
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 500g de linguiça de lombo fresca sem pele esmigalhada
- 1 tomate sem pele e sem sementes picado
- 1 colher (sopa) de sálvia fresca picada
- 1 colher (chá) de louro em pó
- 2 colheres (chá) de páprica picante

Preparo

Coloque a lentilha, os grãos de pimenta, o sal, o café e a água em uma panela. Cozinhe até que a lentilha fique macia. Escorra, reservando meia xícara de chá do líquido do cozimento e deixe esfriar. Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola, o alho e a linguiça. Acrescente a água do cozimento, o tomate, a sálvia, o louro e a páprica. Cozinhe até secar todo o líquido e tempere com sal. Misture esse refogado com a lentilha cozida e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: