sexta-feira, 8 de junho de 2012

Café, Gente e Papos Bacanas - A colheita do café

Romoaldo de Souza

Desde 1727, quando o Sargento Francisco Mello Palheta trouxe das Guianas, mudas de pé de café, o Brasil deu um salto de qualificação de mão de obra, de cuidados com o cultivo e a colheita. Mas, nada se compara ao trabalho manual que está acontecendo, por esses dias, no interior de PernambucoNa Fazenda Várzea da Onça, em Taquaritinga do Norte, a safra do café Yaguara, de longe um dos melhores que já tomei, já está sendo colhida.



A safra de café Yaguara 2012, na Fazenda Várzea da Onça em Pernambuco, já começou! A nossa colheita é toda manual. Catamos apenas os grãos maduros para garantir uma bebida de alta qualidade. No final do dia, o café colhido é passado por um rigoroso processo de seleção chamado de "cereja descascada" ou "CD". Os grãos selecionados são postos dentro de uma estufa para secagem e são mexidos várias vezes ao dia, assim garantindo uma secagem uniforme.

O cafe Yaguara e seus diferentes estágios de maturação

A nossa área, como muitas no Nordeste, também foi atingida pela seca. Os baixos níveis de chuva afetaram a nossa produção. As chuvas do período de março a maio influenciam o desenvolvimento do grão. A falta de chuva neste período significa um grão e um volume menor. Durante as últimas semanas  tivemos a sorte de ter alguns dias chuvosos. Isso com certeza nos ajudará no campo. 

A seca que assola o Sertão e o Agreste de Pernambuco
não devem afetar o sabor do Yaguara

Continuamos nosso trabalho com amor e respeito a este belíssimo grão e desejamos a todos um bom café!  

Tatiana Peebles 

Nenhum comentário: