sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bolo de Capim Cidreira

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Zé Humberto de Pesqueira nos escreveu dizendo que tem plantado em sua casa e é fã do capim cidreira, também chamado de erva cidreira, capim santo ou capim limão, dependendo da região do país. Ele gostaria de saber se a planta combina com café. Olha Zé Humberto, já vimos e até bebemos alguns drinques experimentais em concursos de baristas, que usaram um pouco do chá de cidreira como ingrediente. O resultado não ficou ruim, apenas diferente e valeu como experiência. E nessa área, é melhor deixar com os profissionais.

Após uma rápida pesquisa, vimos  que a cidreira é uma planta medicinal bactericida muito utilizada no interior para tratamento de febres, dores e com propriedades analgésicas, calmantes e anti-depressivas, além de ser estimulante da circulação periférica, estomacal e ajuda aumentar o leite de mães que estejam amamentando. Essas propriedades medicinais casam perfeitamente com as do café. 




Mas, para combinar mesmo com o seu café diário temos uma sugestão melhor. Use a sua cidreira como ingrediente de um bolo para acompanhar o café. É uma receita simples e temos certeza que você vai ficar fã do sabor delicado e do perfume envolvente dessa guloseima. Anote aí a receita:

Bolo de Cidreira

Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 4 ovos
- 1 copo de iogurte natural sem açúcar
- 1 colher sopa de fermento em pó
- 1 maço com 10 folhas de cidreira
- 1/2 xícara de leite fervido e batido com a cidreira e coado

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o maço de cidreira, que deve ser descartado após a fervura do leite. Unte uma fôrma com manteiga e açúcar. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno a 180º por mais ou menos 20 minutos. Fique de olho. 

Nenhum comentário: