quarta-feira, 16 de maio de 2012

O poder agregador do café

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Os alemães da cidade de Karlsruhe estão descobrindo o poder do café como agregador e cimentador de amizades. Os micro torrefadores e sócios da Coffee Geeks, Julius e Mathias, faziam experiências de torra com vários tipos de café e de várias procedências. Quando se deram conta, tinham tanto café torrado que não conseguiriam consumir antes que estragasse. Assim, tiveram a brilhante ideia de repartir aquele café com a comunidade e acabaram criando o Movimento Espresso Grátis (The Free Espresso Movement).

Desde junho de 2011, nas tardes de domingo, Julius e Mathias abrem a janela do apartamento térreo onde fazem as torras e distribuem espressos gratuitamente a quem passar por ali. A distribuição dura de três a quatro horas e já virou evento na cidade. As pessoas se surpreenderam, adoraram os cafés especiais e levam bolos, tortas e outras gostosuras para comer com o café. O evento também se tornou uma grande oportunidade para conversar e fazer novas amizades. Recentemente, Julius e Mathias abriram a sua própria cafeteria e inauguraram um web site e pretendem espalhar a ideia pela Alemanha e pelo mundo.





Para os alemães pode ser uma novidade esse poder aglutinador do café. Mas, nós brasileiros já sabemos disso há pelo menos 200 anos. Essa cultura do café azeitando conversas em lanches no final da tarde faz parte das boas memórias de quase todas as famílias brasileiras. Especialmente aquelas que vivem no interior, onde a vida tem menos pressa. Mesmo nas cidades grandes, o café sempre vem acompanhado da conversa, do congraçamento, da troca de ideias e experiências. Por falar nisso, você já tomou o seu café e bateu um papo?

Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: