terça-feira, 29 de maio de 2012

O Melhor Café do Brasil

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Muita gente tem procurado o blog com a seguinte pergunta: "Qual é o melhor café do Brasil?". Dadas as circunstâncias e aspectos variados que envolvem o café antes que chegue à sua xícara, essa é uma resposta que precisa ser dada em partes. O café é um produto perecível e, por isso, varia sabor e aroma ao longo do seu tempo de vida útil, que aliás é curto.

O grão de café seco e verde, ou seja, colhido, secado e não torrado, pode durar bastante se for armazenado adequadamente. Depois de torrado, o grão tem uma vida útil de 15 a 20 dias antes que a oxidação comprometa suas qualidades. Uma vez moído, o café perde o que tem de bom em 20 minutos, pois sabor e aroma provêm de óleos finíssimos e voláteis. Por isso, não aconselhamos deixar seu café em garrafa térmica, pois a oxidação acontecerá em poucos minutos.

Estabelecido isso, o café ainda varia em tipos: Bourbon Vermelho, Bourbon Amarelo, Catuaí, Maragogipe etc. É uma infinidade de tipos diferentes de grãos, cada um com suas próprias características de acidez, doçura, corpo, sabores, adstringência etc. Além de tudo isso, ainda tem a maneira de fazer o café, que pode provocar alterações em todas as características anteriores. 



Portanto, o que podemos afirmar com certeza é que o melhor café do Brasil é aquele que você escolheu, tratou e fez da maneira certa. Tomando sozinho ou acompanhado, o importante também é que você tenha gostado do resultado final e que o seu café tenha deixado uma lembrança gostosa. 

Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: