domingo, 20 de maio de 2012

O Corvo, uma horripilante história de amor

Ricardo Icassatti Hermano

Você entregaria a sua vida para salvar a vida de outra pessoa que não fosse um filho? Em caso afirmativo, por que? Eu só conheço duas opções: o heroísmo e o amor. Esse é o tema central do filme O Corvo, uma ficção elaborada a partir da estranha circunstância da morte do escritor, poeta, romancista, editor, boêmio e aventureiro, Edgar Allan Poe, interpretado pelo ator John Cuzack.

Cartaz do filme

O precursor da literatura de ficção científica, fantástica e policial, foi encontrado nas ruas de Baltimore trajando roupas que não eram as suas e em estado de delirium tremens. Faleceu no hospital quatro dias depois. A causa precisa da sua morte nunca foi apurada e suas últimas palavras foram: "Está tudo acabado. Escrevam: Eddy já não existe"

Edgar Allan Poe e o detetive Fields se unem para
investigar série de assassinatos

Os roteiristas do filme, Ben Livingstone e Hannah Shakespeare, partiram daí para criar uma ficção sobre a causa da morte do escritor que é considerado o criador do gênero policial noir e do horror psicológico. Mas, apesar de ter ficado famoso por seus contos góticos, Poe também escreveu sátiras, contos de humor e hoaxes (farsas, lendas urbanas). 

Capitão Hamilton, claro, não gosta nada da relação de Poe com sua filha

O filme apresenta uma versão em que um serial killer utiliza as obras de Poe para cometer seus assassinatos, reproduzindo as mesmas cenas. Nesta versão, a noiva do escritor, Emily Hamilton, interpretada pela gata Alice Eve, é sequestrada pelo serial killer e utilizada como moeda de troca pela vida do escritor. Embora o filme tenha muita ação e todo o clima de horror psicológico das obras originais de Poe, também nos conduz por uma bela história de amor.

O filme, claro, tem um colírio chamado Alice Eve ...

Após o primeiro assassinato, a polícia logo identifica a semelhança com um dos contos de Poe, que passa a ser elemento chave nas investigações. Outros assassinatos se seguem, sempre copiando algum conto ou poema, e a cada um deles pistas são deixadas para que possam encontrar Emily antes que morra. Poe também é obrigado a publicar no jornal da cidade um conto sobre o assassinato ocorrido e o que sente em relação a isso. No último conto, ele também apresenta uma solução.

Assassino copia cenas dos contos e poesias de Poe

Para dar coerência ao roteiro, as últimas palavras de Poe foram alteradas.  Devido ao estilo que foi um marco na literatura norte-americana, as perdas que sofreu, ao tipo de vida que levou e mais a circunstância da sua morte, o escritor se tornou uma lenda e abriu um sem fim de possibilidades e especulações. Material de primeira para filmes e livros. 

Houve um tempo em que contos e poesia eram publicados em jornais

Além de Cuzack e Alice, fazem parte do elenco os atores Luke Evans, na pele do detetive Fields; e Brendan Gleeson; que faz o pai da moça Capitão Hamilton. O que eu gosto nesses filmes retratando cenas do século XIX é o linguajar. Como era rico o vocabulário e como se dava importância ao bem escrever. Adoro ouvir aquela verborragia, aqueles adjetivos todos, os xingamentos criativos. 

Às vezes, sinto que estamos involuindo, quando vejo o que se escreve nos jornais, revistas e especialmente na internet, onde as abreviaturas já tomam o lugar das palavras. A música se reduziu a um ritmo repetido ad aeternum. Logo estaremos grunhindo e pulando seminus em torno de fogueiras, comendo batatas chips e tomando Red Bull. Peraí!!! Isso já está acontecendo!!! Corram para o cinema e assistam O Corvo. É um excelente filme. Veja o trailer:


Nenhum comentário: