segunda-feira, 21 de maio de 2012

Café e Imortalidade

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Uma notícia na semana passada deixou os apreciadores de café em polvorosa. É que pesquisadores dos vários National Institutes of Health espalhados pelos Estados Unidos, decidiram aprofundar uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, que concluiu que beber uma xícara - ou mais - de café por dia pode ajudar a reduzir o risco de morte causada por doenças crônicas, como diabetes, derrame ou problemas cardíacos e respiratórios. Resumindo, o bebedor de café vive mais.

Mas, antes que alguém comece a tomar litros de café, vamos logo avisando que se você não descobriu a Fonte da Juventude ou não entrou para a Academia Brasileira de Letras, esqueça a imortalidade. Por enquanto e graças ao café, é possível afirmar que dos 400 mil homens e mulheres que foram monitorados por mais de 13 anos, os que consumiam seis xícaras ou mais de café por dia apresentaram um índice de mortalidade 10% mais baixo que os demais participantes. As mulheres, sempre privilegiadas, apresentaram um índice 15% menor. No período da pesquisa, 13% dos participantes faleceram.



A notícia não tão boa é que os cientistas observaram que os efeitos parecem diminuir conforme o consumo. Quanto menos café você bebe, menor será o efeito sobre os riscos de morte. Ou seja, não pare de tomar café. Os pesquisadores assinalaram que o café tem mais de mil compostos diferentes que podem influenciar nos índices de mortalidade, como antioxidantes por exemplo. Apesar do estudo parecer indicar que tomar muito café não faz mal como se pensava, não significa que o consumo excessivo está liberado. Como tudo na vida, o equilíbrio e a moderação sempre serão uma regra obrigatória do bem viver.

A não ser que você prefira entrar para a Academia Brasileira de Letras ou que tenha descoberto a fonte da juventude, é bom saber que o café revitaliza


Um abraço e bom café

Um comentário:

Ana Maria Ferraz de Lima disse...

Oi Romoaldo, tudo bem?
Morei em Recife durante 15 anos e sempre comprava café em embalagem normal.
Recentemente, voltei para o Rio Grande do Sul (estado onde nasci) e aqui só encontro café em embalagem a vácuo...
Não consigo compreender porque tenho que pagar muito mais caro pelos mesmos 500g de café, só por causa de uma embalagem...
E também não compreendo porque em Recife há os dois tipos de embalagem e aqui não...
Podes me esclarecer, caso saibas?
Forte abraço!!!
Ana Maria Ferraz de Lima