segunda-feira, 14 de maio de 2012

Café e gatos

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

O café pode ser apreciado sob vários aspectos além do aroma, sabor e aparência na xícara. O café é um produto tão versátil que tem até um lado exótico para agradar a todos mesmo. A Embrapa Agroindústria de Alimentos acaba de formular uma bebida feita com café solúvel, extrato de soja e açúcar. Basta colocar o pó em água quente ou fria, mexer e pronto, lá estará uma bebida mista que pode ser considerada saborosa, saudável e nutritiva, mas nunca será café.

A única foto de gato tomando café é esta, do compositor
e cantor Chico Buarque, que para muitos ainda é um gato
Café de verdade só pode ser obtido através da infusão dos grãos moídos na água quente. Mas, é compreensível que a indústria de alimentos queira criar produtos mais baratos e que possam alimentar uma população que não para de crescer. Segundo o Censo 2010, já somos a 5ª população do mundo. É preciso alimentar toda essa gente e, assim como nossas avós colocavam água no feijão, a soja está sendo adicionada a quase tudo, pois aceita bem qualquer sabor. Essa bebida da Embrapa pode até lembrar café, mas definitivamente não é café.



Outro exotismo vem de Viena, capital da Áustria, onde inauguraram a primeira cafeteria europeia com gatos. A dona do estabelecimento, Takako Ishimitsu, importou a novidade do Japão, onde esse tipo de cafeteria virou moda. Ela adotou cinco gatos abandonados, que ficam pela cafeteria interagindo com os clientes. Foram precisos três anos para atender às exigências sanitárias e obter a licença de funcionamento. A cafeteria tem 50 lugares e, segundo a dona, pode tornar feliz todos aqueles que não podem ter gatos em casa. Deve ser realmente muito relaxante e podem apostar que logo logo a moda chegará ao Brasil

Veja esse vídeo feito na japonesa Neko Cat Cafe.


Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: