domingo, 15 de abril de 2012

À Toda Prova, cerveja, tattoo, bote, Shame e cochilo

Ricardo Icassatti Hermano

Eu sempre alerto a Little Mary para os perigos do excesso no consumo de cerveja. Ela nunca me escuta. Fomos ao cinema na última sexta-feira porque não tínhamos nada para fazer e incorporamos ao grupo a sempre disposta Clarita Little Enterprises, que nos poupa um tempão na fila para compra de ingressos com o golpe da carteira de identidade falsa na fila para idosos.

Little Mary foi quem escolheu o filme À Toda Prova. Nenhuma das duas sabia do que se tratava. Acredito que, por ter Antonio Banderas e Michael Fassbender, Michael Douglas, Ewam McGregor e Channing Tatum, elas acharam que o filme poderia ser uma comédia romântica ou um pornô light. Mal sabiam elas que é um filme de ação com muita porrada distribuída pela belíssima Gina Carano, lutadora de Mixed Martial Arts (MMA) que migrou dos ringues para o cinema e é a estrela do filme.

Cartaz do filme

Antes paramos para comer alguma coisa. E era alguma coisa mesmo. Não consegui distinguir o que era aquilo, uma bola de batata com um recheio. Mas, Little Mary é mais chegada aos líquidos que aos sólidos e danou a beber cerveja como se água fosse. Cumprindo o dever que nossa amizade exige, alertei para a possibilidade do álcool afetar negativamente a prazerosa experiência cinematográfica. Ela apenas riu e pediu outra garrafa. "Tô cuxtumada", emendou. "Seja o que Deus quiser", pensei.

Meu limite é duas dessas, garante Little Mary ...

Assim que o álcool chega ao cérebro de Little Mary, começam as revelações reveladoras. Seu sóbrio vestidinho de piriguete da terceira idade deixava à mostra a tatuagem que traz na perna. Questionada sobre os motivos da arte, ela nos revelou em primeiríssima mão que trata-se de um ardil, uma isca, um chamariz para surfistas desavisados ... Copacabana me engana (filme de 1968).

Ainda bem que a Little decidiu fazer a tattoo na perna

Antes de entrarmos na sala de cinema, comprei algumas amêndoas açucaradas e recomendei a Little Mary que comprasse pipocas doces para colocar alguma glicose em sua corrente alcoólica, digo, sanguínea. Clarita Little Enterprises ficou só filando de nós dois. Já instalados na sala de cinema, ela continuava filando sem parar. Naquele ritmo, comeria mais do que nós. Assim, fechei meu pacote e o coloquei entre as pernas enquanto desligava meu celular. É, eu sou educado ao ponto de respeitar o divertimento alheio. Clarita viu o pacote fechado e fez muchocho.

Clarita estava de olho nas minhas amêndoas

Assim que a luz se apagou, senti uns dedinhos percorrerem a extensão da minha coxa, do joelho em direção à virilha, como se um pequeno animal estivesse correndo sobre ela.  Em seguida, o bote inevitável, que passou longe do meu pacote de amêndoas açucaradas. A mão de Clarita agarrou outra coisa e continuou agarrada até que eu soltasse um grito de socorro. Comoção geral no cinema, mas todo mundo fingiu que não viu nada. A impossível Clarita ficou impassível.

Pô Clarita, também não precisa me esculhambar ...

Mas, vamos ao filme. É a manjada história de uma agente que resgata um jornalista chinês sequestrado e o entrega são e salvo às autoridades. Ele estava incomodando alguém poderoso e aparece morto logo após o resgate. Tentam incriminar a agente que o resgatou e matá-la, mas ela consegue escapar. Descoberta a trama, ela parte para a vingança e daí em diante o filme fica bom. Por que? Ora porque a agente é interpretada pela Gina Carano, que é uma lutadora de verdade e as cenas de luta são bem coreografadas. Num filme de ação, isso é tudo o que realmente importa. Além, é claro, da Gina ser uma gata : )

Eu lutaria uns rounds com ela, fácil : )

Para deleite de Little Mary e Clarita Little Enterprises, Fassbender e Banderas aparecem sem camisa. Mas, a alcoolizada Little Mary cochilou, se babou toda e perdeu as cenas em que Banderas dá uns amassos numa gostosa de biquini e desfila no modelito amante latino.  Quando acordou, nem sabia que estava num cinema. Clarita teve até taquicardia. Ainda bem que não fui o responsável pela escolha do filme, senão teriam enchido meu ouvido com reclamações sobre violência excessiva, blá, blá, blá ...

Banderas no estilo amante latino que Little não viu

Minha salvação foi o Fassbender. Uma semana antes, Little Mary e Catita de Mônaco também me convidaram para assistir o filme que, segundo elas, está causando furor, o tal do Shame, que tem o Fassbender como protagonista. Ô filminho chato! Existem três tipos básicos de drama: o que envolve as agruras da pobreza; o que envolve os dilemas babacas da classe média; e o que envolve as crises existenciais dos ricos.

Tá em crise? Chama a Gina. Ela atira e faz biquinho ao mesmo tempo

Esse filme chato trata da crise existencial de um sujeito classe média altíssima que comeu a irmã na juventude. Parece que a irmã gostou e quer, digamos, aprofundar a relação. Ele pira e transforma o sexo numa espécie de terapia alternativa e sai transando com tudo o que aparece pela frente, inclusive um barbado. Ela tenta se matar. Parece também que esse tipo de drama boboca de gente endinheirada é uma tendência em Hollywood. Drama-tédio com sexo de quinta.

Irmão e irmã incestuosos trocando uma ideia no filme Shame

Ressalte-se que o filme foi uma escolha de Little Mary, que adora filmes chatos e com viadagem. Se for francês e em preto e branco então, ela pira. Devido à "performance" de Fassbender, talvez ela tenha pensado que o À Toda Prova seguiria a mesma linha. Para noooooooooossa alegria, ela não pesquisou direito : ) Clarita chegou a me perguntar que tipo de filme era aquele. Respondi que por ter sido uma escolha da Little Mary, provavelmente se tratava de uma comédia romântica ... Hahahahahahahaha!!!

Após o filme Shame, fomos tomar um café e seguiu-se intenso debate em que as meninas se compadeceram do dilema de Fassbender e eu agradeci a Deus por termos chegado uns minutos atrasados e perdido a cena de nu frontal do ator. Ao saber disso, as meninas ficaram inconsoláveis ... Por isso, garimpei essa música para elas se lembrarem do tempo em que usavam penteado da Farrah Fawcett e queimavam as pistas de dança:


Mas, À Toda Prova é um bom filme de ação. Tem tudo que a gente gosta, mulher bonita, porrada, perseguição, tiros, assassinatos, explosões etc. O Café & Conversa foi, assistiu e gostou. Diversão para toda a família. Veja o trailer:


Nenhum comentário: