quarta-feira, 4 de abril de 2012

De olhos bem abertos para a safra de café brasileira

Ricardo Icassati e Romoaldo de Souza

As mudanças climáticas já começaram a dar dor de cabeça nos produtores de café brasileiros. É aquecimento, resfriamento, chuva, seca, furacão, estiagem, uma confusão que pode ameaçar o nosso cafezinho por causa de uma colheita menor do que a gente esperava para a safra de 2012 - 2013. Para ter uma ideia, a colheita do café no Sul de Minas Gerais pode ficar dois milhões de sacas abaixo do previsto. É muita coisa.


Segundo informações da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), que é o quarto maior estado produtor de café do Brasil, a seca poderá reduzir a colheita em até 30%. Mas, os nossos meteorologistas estão otimistas e dizem que, de um modo geral, as condições climáticas vão beneficiar a cafeicultura nos próximos meses.



Porém, e sempre tem um porém, a partir de julho, existe a possibilidade de uma massa de ar polar provocar geadas. Além disso, a ocorrência de chuvas também poderá comprometer a colheita.


Com essas previsões catastróficas, os japoneses resolveram se prevenir. A Mitsubishi acaba de anunciar a compra de 20% do capital da plantação da brasileira Ipanema Coffees, localizada 300 km ao norte da cidade de São Paulo, para assegurar a estabilidade nos estoques japoneses de café especial. Segundo a Mitsubishi, a demanda pelo café produzido na Ipanema cresceu a um ritmo próximo de 10% ao ano em países desenvolvidos como Estados Unidos, Japão e as nações da zona do euro. Atualmente, a Mitsubishi compra até 3 mil toneladas de grãos de café da Ipanema Coffees por ano.




Esse japoneses não são nada bobos. Vamos garantir o nosso café de todo dia também? 

Nenhum comentário: