segunda-feira, 9 de abril de 2012

Café e acompanhamentos

Romoaldo de Souza

Eu sei que tem algumas pessoas que hoje acordaram com uma vontade de tapar os ouvidos de tanto ovo de Páscoa que comeram. Mas, é que justamente neste fim de semana recebi um e-mail do ouvinte que assina pelo nome de José Ricardo, dizendo que precisa de uma luz e não quer mais passar vergonha.  E lá vem mais chocolate! Na quinta-feira, ele foi a um shopping center tomar um café espresso e veio a água com gás mais um pedacinho de chocolate. 

- A água com gás - pode ser sem gás também - serve para preparar o paladar, limpar o paladar, para o café que se toma - pensou nosso ouvinte
- Até aí estava indo tudo muito bem, mas e o chocolate? Como antes ou depois do café? - questionou.

Não sou chegado a esses adereços não. Mas, já que a maioria das cafeterias oferece um biscoitinho, um pedaço de chocolate, casca de laranja cristalizada e outros mimos, experimente depois de tomar o café.

Especialistas em gastronomia recomendam experimentar de tudo e tirar suas próprias conclusões. Para saber mais, escute o podcast.





Um abraço e bom café!

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro café. Gostaria de saber quais das marcas que podemos encontrar nos supermercados você aconselha? Gosto do "Santa Clara Premium" e do "Pilão". Você já exeprimeu o café "Ouro verde",de gravatá? Abraços, do seu ouvinte, eduardo frança

Café & Conversa disse...

Caro Eduardo,

Supermercados ainda não vendem cafés de qualidade "especial". Para isso, você precisa procurar uma boa cafeteria especializada neste tipo de café.

Mas, se você quiser mesmo comprar num supermercado, não recomendamos uma marca, mas sim que você procure na embalagem as informações a respeito daquele café. Na embalagem devem constar no mínimo o nome e a localização da fazenda produtora e do torrefador, tipo do café, data em que foi torrado e de validade. Melhor ainda se houver menção à altitude em que o café é plantado, o processo de secagem e as principais características de aroma e sabor.

Outra dica importante é não comprar o café já moído. Prefira sempre o café em grão e invista num moedor caseiro e uma boa cafeteira. Não são itens caros e fazem toda a diferença no resultado final.

Esperamos tê-lo ajudado.

Um abraço da Redação do Café & Conversa