sábado, 31 de março de 2012

Wolff Café, perseguir a perfeição compensa

Ricardo Icassatti Hermano

Já falamos aqui do Wolff Café e do seu proprietário Hugo Wolff, um perseguidor incansável da perfeição. Nessa busca, ele inventa, cria, monitora, fiscaliza, acompanha, mete a mão mesmo na terra dos cafezais que cultiva com sua família em duas fazendas, a Portal da Serra e a Guanabara. Ambas localizadas em Ibiraci, Minas Gerais, coladas na fronteira com São Paulo. Microrregião das boas para o plantio de café. 


Tá vendo Ibiraci ali?

E não é que uma noite dessas chego em casa depois da labuta na firma e encontro uma caixa de Sedex gentilmente enviada pelo Hugo. Feito menino na manhã do Natal, abri o meu presente e, eufórico, encontrei dois pacotes de grãos de café. Um deles endereçado a mim e o outro ao Romoaldo, que só foi conhecer essa maravilha no dia seguinte à tarde. O aroma forte de chocolate que se "alevantou" já me fez esquecer o cansaço de um dia de trabalho duro. 


Trio Ternura: French Press, Moedor e Wolff Café

Na manhã seguinte, corri para a cozinha, peguei minha French Press Bialetti e coloquei água mineral no fogo. Enquanto me preparava para abrir a embalagem, li que aqueles grãos eram da safra 2011/12, do tipo Arábica, da variedade Catuaí Vermelho, plantados a 1.255 metros de altitude na Fazenda Portal da Serra e vieram diretamente do Talhão Ametista. Foram secados naturalmente em terreiro suspenso.


Seguindo a tendência internacional: torra mais clara

Esse é um dos fatores que nos indicam estarmos lidando com um produtor sério e um café de qualidade especial. Informação abundante, que possibilita rastrear o café até os pés de onde foram colhidos os preciosos grãos. Quem busca a qualidade não tem medo de informação. Pelo contrário, valoriza e disponibiliza ao consumidor. Assim, avançamos lado a lado, produtor e consumidor, no conhecimento, nas exigências e na qualidade do produto. 


Esperando o banho quente

Grãos moídos, chaleira apitando. O aroma do café moído e depois encharcado com água quente, é simplesmente sensacional. O chocolate está presente no aroma e na cor. Café novo, recém torrado, a crema  é generosa e o pó incha bastante. O sabor tem o chocolate e a acidez de frutas vermelhas, formando uma bela e perfeita combinação. Corpo médio e a doçura vem suave no retrogosto. Um café especial.


Café novo e recém torrado faz um homem gemer sem sentir dor

Como sempre digo, é muito bom ter amigos. Não enumero qualidades pois para ser amigo é porque já reúne as qualidades necessárias. Desde que passei a me interessar pelo mundo do café, tenho feito boas amizades. O Hugo Wolff certamente é uma delas. Está nos nossos planos visitar as fazendas que produzem os grãos que nos proporcionam tanto prazer. Estamos nos organizando e, um dia, iremos conhecer a Portal da Serra e a Guanabara. Aguardem ...


Como diria o Michel Teló: Delícia/ Delícia/ Assim você me mata!

Nenhum comentário: