quarta-feira, 28 de março de 2012

Mulheres e Cafés

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza


Você sabia que a maior cooperativa de café do mundo, a Cooxupé, é brasileira e foi criada em 1932? Ela fica em Guaxupé, Sul de Minas Gerais, e na última segunda-feira realizou um evento pra lá de interessante, voltado exclusivamente para as mais de mil mulheres cooperadas e produtoras, que trabalham na cultura do café.


Neste encontro, as mulheres assistiram palestra da presidente da IWCA (International Women Coffee Association ou Aliança Internacional das Mulheres do Café), Josiane Cotrim, que também é Consulesa do Brasil na Nicarágua, jornalista e cafeicultora na região das Matas de Minas. A IWCA tem o objetivo de valorizar a participação das mulheres na cadeia global do café.

A participação das mulheres em todo o processo de preparo do café é cada vez mais constante
O evento é o reconhecimento da atuação das mulheres no campo e a participação delas como tomadoras de decisão é cada vez maior. De acordo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 23% das famílias ligadas a alguma atividade no agronegócio são lideradas por elas.


O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa disse que cerca de 80% dos associados são pequenos produtores que contam com a ajuda de suas famílias na produção do café e a atuação feminina tem sido cada vez mais forte, inclusive na participação de eventos da cooperativa.


A programação do encontro teve a participação da economista do Bradesco, Ellen Regina Steter, e agrônomas da Cooxupé, que ministraram uma palestra sobre o tema “Adequação de Propriedades à Produção da Cafeicultura Sustentável”.






Bom, agora que você escutou o podcast acima...


A jornalista Kelly Matos nossa garota propaganda, degustando um café especial, na caneca do Café & Conversa
... Tenha um bom dia, bom café!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante o post!
Só mais um relato q mostra a importancia da mulher.
A mulher move o mundo!
Tenham um bom dia rapazes.