quarta-feira, 7 de março de 2012

Café e malhação

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

A jornalista Lorena Pacheco leu a notícia que coloca lado a lado o exercício físico e a cafeína na capacidade de modificação do DNA e nos pergunta se basta tomar café para se manter em forma. Nós também lemos esse artigo publicado na edição de março da revista "Cell Metabolism" e não aconselhamos que você faça isso.

Conforme está explicado lá, a cafeína não substitui o exercício físico, apenas tem o mesmo efeito químico no DNA dos músculos. Isso não significa que tem o mesmo efeito físico da malhação. No artigo, a dra. Juleen Zierath, do Karolinska Institutet, na Suécia, explica que a cafeína produz um efeito semelhante à contração muscular, como ocorre no exercício e de outras maneiras. Ela não recomenda que ninguém beba uma xícara de café em vez de se exercitar.

O estudo revelou que as modificações epigenéticas que acionam genes, permitem que o DNA nas células se ajuste conforme as mudanças ambientais. Na verdade, é uma confirmação da Teoria da Evolução de Charles Darwin. Já saímos de fábrica geneticamente equipados para nos adaptarmos às circunstâncias e evoluirmos.

Mas, o importante é o que diz a Dra. Zierath: "Exercício é medicina e parece que os meios para alterar os nossos genomas para ter uma melhor saúde podem ser uma simples corrida". Outro ponto importante é que essa descoberta pode levar a medicamentos que auxiliem quem não pode se exercitar ou ajudar a resolver o problema de degradação física dos astronautas nas longas permanências em ambiente de gravidade zero.

Depois dessa, tome um espresso ouvindo nosso podcast.


Nenhum comentário: