quinta-feira, 29 de março de 2012

Bolo de chocolate e café

Ricardo Icassati Hermano e Romoaldo de Souza


Pelo que nós temos ouvido e lido, o café é uma das bebidas mais agregadoras, que mais representam união de amigos, de colegas de trabalho. E até o cafezinho para fechar negócio. Do outro lado, tem o chocolate tão desejado e tão cheio de mistério. Em barra ou líquido, brasileiro ou suíço, branco ou com recheio, o chocolate faz sucesso por onde passa, até com uvas passas. 

Mas hoje, nós fomos buscar uma receita que junta a preferência brasileira com o sabor inquestionável do cacau e temos um bolo de chocolate e café. É uma receita para ser feita logo, já, já, e depois de esfriar, é ideal para aquele cafezinho da tarde. 


Café bom já é gostoso. Chocolate bom sabe ser saboroso. Agora, bolo de chocolate com café... 
O que importa é que você esteja bem e em boa companhia.


Ingredientes
- 200 g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 200 g de chocolate ao leite
- 1 xícara de açúcar
- 5 ovos médios em temperatura ambiente
- 1/2 xícara mais 1 colher de sopa de farinha de trigo peneirada
- 3 colheres de sopa de café instantâneo

Para a calda
- 100 g de chocolate meio amargo
- Algumas gotas de essência de menta
- 1 1/2 colher de manteiga sem sal
- 1/3 xícara de creme de leite
- 1/4 xícara de açúcar refinado
- 1 colher de sopa de café instantâneo

Preparo da massa
Derreta o chocolate e a manteiga no micro-ondas com potência média, por cerca de 2 minutos, até derreter, ou em banho-maria. Bata os ovos até ficarem espumantes. Adicione o açúcar, a mistura de chocolate e manteiga e misture bem. Por último, adicione a farinha de trigo e o café instantâneo. Coloque a massa em uma fôrma de fundo falso redonda com 22 cm de diâmetro, forrada com papel manteiga, untada e polvilhada. Leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 40 minutos. Após formada a crosta em cima do bolo, apalpe delicadamente a superfície com a mão. Ela deve estar craquelada e bem molinha. Retire do forno e cubra com um pano. Desenforme morno ou frio. Cubra com a calda antes de servir.

Preparo da calda
Derreta o chocolate em pedaços e a manteiga no micro-ondas com potência média, por cerca de 1 minuto e meio. Após o derretimento, adicione açúcar, creme de leite e o café instantâneo. Misture bastante até que a calda esteja lisa, sem caroços e brilhosa.

Nenhum comentário: