sexta-feira, 23 de março de 2012

A água do café

Romoaldo de Souza 

Pensando no Dia Mundial da Água, eu recordei que um ano atrás, quando estava montando o projeto deste quadro, veiculado diariamente na CBNRecife, um dos primeiros assuntos que estava previsto tratar, foi quando eu falei da importância da água na hora de preparar um bom café.

Independente do modo como você faz o seu café, seja numa cafeteira italiana, numa french press ou mesmo coando direto com coador de pano, o importante é que nunca deve deixar ferver a água. Quando a chaleira começar a chiar, desligue o fogo e faça seu café.

Da mesma forma que a água para fazer o café não pode ter cloro. Logo, a água ideal é aquela que é filtrada ou mesmo mineral, nunca a chamada "torneral", a da torneira, por causa do cloro.

Escute o podcast e diga como ficou


Raquel Ribeiro disse que já sabia que água fervendo queima o café e tira as propriedades de sabor e de aroma, mas ela levanta uma boa questão. 

- Por que não pode ser água da torneira?  

Por um simples motivo. A água quando sai da torneira, antes teve de passar por um processo, que lhe adicionou cloro. Água da torneira tem cloro; cloro interfere no sabor do seu café, por isso, água para fazer café tem de ser mineral ou filtrada.

Mostrando ao senador Humberto Costa (PT-PE) as qualidades de um bom café, feito com água mineral
Tem dicas e sugestões, dê um alô no twitter com Café & Conversa 



Um comentário:

Ana Maria Ferraz de Lima disse...

Caro Romoaldo, muita gente não acredita quando eu falo isso...
É lógico que a água do café (assim como a do chimarrão) não podem ferver. Caso contrário, tanto o pó de café como a erva mate queimam e o sabor fica alterado.
Fraterno abraço!