terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Torra clara ou escura

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Modismos vêm e vão. Diversos torrefadores americanos estão agora unidos em um movimento por torras mais claras no café. E a ideia cresceu tanto que já reúne desde as pequenas boutiques de café até grandes redes, como a Starbucks. Torrefadores e clientes reclamam das torras escuras alegando que o café fica com gosto de carvão.

Claudia Cardinali tomando um café forte, depois de acordar das
noitadas de gravação do seu maior sucesso Goya

Sempre desconfiamos de um café muito torrado. Geralmente esse tipo de torra é feita para esconder defeitos do grão e acaba acrescentando um defeito pior. Já experimentamos cafés africanos cuja torra era bem escura, mas o aroma e o sabor eram simplesmente fantásticos. Assim, o que podemos dizer é que há grãos que suportam bem uma torra escura e outros não; há torrefadores que sabem o que estão fazendo e outros não.

Chico Buarque quando o tempo permitia posar de gato

A moda está chegando ao Brasil. Já encontramos em algumas cafeterias disponibilizando cafés com torra mais clara. Às vezes até o mesmo grão com torras diferentes. A parte divertida disso tudo é justamente experimentar. 

Escute o podcast e diga o que achou





Um abraço, bom café! 

Enquanto a moda não se instala de vez por aqui, fique com essa receita de Pavê de Café e Chocolate, que encontramos na revista M de Mulher:

Ingredientes

- 3 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2/3 de xícara (chá) de açúcar
- 8 gemas
- 300 g de chocolate meio amargo picado
- Essência de baunilha a gosto
- 200 g de pão tipo brioche esfarelado
- 1 copo (americano) de café coado
- 100 g de morangos.



Preparo

Aqueça o leite e junte o amido, o açúcar e as gemas. Mexa até engrossar. Retire do fogo e divida o creme em duas partes. Em uma delas, junte o chocolate picado. Mexa até formar um creme liso. Na outra metade misture a baunilha.

Em uma taça, espalhe metade do creme de chocolate no fundo. Umedeça o brioche com o café e ponha sobre o creme de chocolate. Cubra com o creme de baunilha e faça uma última camada com o creme de chocolate. Decore com os morangos e conserve na geladeira até o momento de servir.

Nenhum comentário: