sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Café com casca de laranja

Romoaldo de Souza

Márcio Rosa está em Buenos Aires, fazendo um curso de web design. Ele quer se aperfeiçoar em páginas da internet e até pegou umas dicas de cafeterias na Argentina, mas já no primeiro dia, veio a surpresa.

El Obelisco, monumento histórico de Buenos Aires
Nosso ouvinte conta que chegou na cafeteria e o barista – aquele profissional que prepara o café – recomendou um grão brasileiro, do interior de Minas Gerais, mas colocou no pires, além da xícara, um copinho de água com gás e um pedacinho de casca da laranja cristalizada.

A foto de Patrícia Patriota, a ponte JK, em Brasília, está na lembrança de nosso leitor

- Danou-se! - Pensou nosso ouvinte

Márcio Rosa sabia que a água com gás vem antes do café. É costume tomar um copinho de água. Alguns usam com gás, outras sem, mas serve para limpar, para purificar o paladar para que você possa sentir com mais intensidade o sabor do café.

Até aí, tudo bem, pensou nosso ouvinte. Mas, e essa casca de laranja, lambuzada de açúcar? Brincalhão que só ele, Márcio Rosa pensou que poderia molhar a casca de laranja no café, ou dar um banho de água com gás.

Simples. É comum na Argentina, no Uruguai, essas frutas cristalizadas e os portenhos resolveram inovar servindo, também, a casca de laranja cristalizada.

Eu, geralmente, dispenso, a não ser que o café seja tão ruim que mereça ser substituído pelo aroma da casca de laranja. 


Um abraço, bom café!

Nenhum comentário: