terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ceviche com Café

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

O leitor Paulo Cortez nos procurou e disse que malhou muito para ficar com um corpo bonito e fazer bonito nas praias pernambucanas. Ele quer manter a forma adquirida e gostaria de evitar as muitas frituras servidas nos bares e restaurantes praianos. Cortez nos perguntou qual seria a nossa sugestão de prato que fosse saudável e gostoso, envolvesse café, mas que não traga gordurinhas indesejáveis.

Fomos nos socorrer com as meninas do blog Mexido de Ideias e lá encontramos uma receita de Ceviche com Café. Assim como o sushi caiu no gosto dos brasileiros, o ceviche tem tudo para ser a sensação das cidades litorâneas nesse Verão. Ceviche é um prato típico do Peru e, como o sushi, também utiliza peixe cru e é muito fácil de fazer. Bem, não exatamente cru, mas marinado e semicozido pelo suco de limão.

Veja o que diz Stela Morato, a autora da receita: "Os sabores desses ingredientes combinam perfeitamente. A manga confere um adocicado discreto, o café seu sabor peculiar, a cebola o ardidinho e os outros tons são conferidos pelas ervas."





Anote aí a receita.

Ingredientes
• 300g de filé de atum fresco ou outro peixe de carne vermelha
• 1 limão siciliano
- 1 xícara de café forte ou espresso
- 3 talos de cebolinha picada
- 1 cebola roxa picada
- 1 punhado de dill ou coentro, salsa etc.
- 1 manga cortada em quadradinhos
- 1 pimenta dedo de moça, sem semente e picada (opcional)

Preparo
Corte o peixe em quadradinhos ou tirinhas e coloque em uma tigela com o café já frio. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente 15 minutos.
Adicione o limão e o restante dos ingredientes. Misture e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: