segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Café com cachaça!

Romoaldo de Souza

Uma pinga, uma lapada, uma branquinha. É assim, que normalmente, os apreciadores de cachaça começam o dia, tomando uma e dando um golinho pro santo.

Um ristretto curto, Um doppioO café ristretto tem 10ml, fica bem concentrado. O café curto é um pouco maior, 29 ml, e continua com aquela concentração muito pó para pouca água. Já o doppio, é café duplo.

Agora faça o seguinte, junte a experiência dos apreciados de café com a tentação de tomar uma logo pela manhã.

É por isso que nós fomos ao site do Blu Bistrô, para fazer um creme de café com cachaça. Essa receita tinha sido publica antes na Revista Espresso. Vale conferir a edição deste mês.

Clique aqui para escutar o podcast:


Um abraço e bom café.

Ah, se você experimentar esse drinque de café com cachaça, nem pense em dirigir.


Ingredientes
- 6 gemas de ovo 
- 150 g de açúcar 
- 15 ml de baunilha 
- 100 ml de leite 
- 25 ml de cachaça 
- 1 xícara (chá) de café espresso 
- 350 ml de creme de leite

Preparo
Bata as gemas com o açúcar até formar uma mistura esbranquiçada e homogênea, e reserve. Coloque a baunilha, o leite, a cachaça, o café e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo baixo por aproximadamente 1 minuto ou até que a mistura fique morna. 


Junte as duas preparações em um recipiente e misture homogeneamente. Com uma escumadeira, retire a espuma da parte de cima da mistura. Coloque em formas individuais e leve ao forno a 180° C, em banho-maria, por cerca de 20 minutos ou até que o creme esteja consistente.

Finalização
Para servir, peneire uma pequena quantidade de açúcar mascavo em cima de todos os cremes e utilize a chama de um maçarico para formar uma camada crocante e dourada em cada um. 

Nenhum comentário: