sábado, 3 de setembro de 2011

Nostalgia, Café e Propaganda

Ricardo Icassatti Hermano

Quem sente nostalgia quando vê imagens e filmes dos anos 60? Ou dos anos 50? Eu confesso que gostaria de ter vivido o início do Rock'n Roll e de outros movimentos que mudaram a cara do mundo. Gosto dos inícios. São sempre melhores que os términos, porque são cheios de esperança. É assim quando nasce um bebê, quando entramos na escola, quando aprendemos algo revelador.

Mas, já comecei a divagar e não era esse o meu propósito. Falei de nostalgia porque encontrei no YouTube uns vídeos de antigas propagandas de café. Acho que são dos anos 60, porque são em preto e branco e têm aquele jeitão de "American Way of Life". Um dos vídeos reúne cenas de várias propagandas, mostrando o comportamento masculino "jerk" (idiota) diante do café ruim preparado pelas esposas.

A nostalgia de que falei é decorrente da nossa memória seletiva, que pinça apenas as coisas boas e deleta as ruins. Por isso é bom rever algumas coisas antigas que nos parecem melhores que as atuais e acabar com ilusões tolas. Uma delas é que as pessoas eram mais felizes ou que a vida era mais simples. Usamos isso como um lenimento para as dificuldades do nosso próprio tempo. Bobagem.

As dificuldades não eram maiores nem menores. Eram apenas diferentes. Temos que conviver e resolver as nossas dificuldades da melhor maneira possível e tentar obter o máximo de momentos felizes que conseguirmos. Um bom exemplo é o comportamento masculino retratado nos vídeos. Aquilo era considerado o modo apropriado de tratar a esposa? Vejam vocês:


Não sou ingênuo. Sei que ainda tem muito homem tratando a esposa desse jeito ou pior. Mas, pelo menos temos a noção geral de que isso é errado. Cada tempo com seus problemas e eles nunca deixarão de existir. Basta ver o que continua acontecendo no mundo. A fome e a miséria continuam matando, as guerras continuam sangrentas, o ser humano não ficou menos violento, a política não adotou a ética. E a felicidade é algo que está dentro de nós, não depende de época. Só depende de você.

Nenhum comentário: