quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A importância do café da manhã

Romoaldo de Souza

Aproveitei o feriado de 7 de Setembro para ler uns estudos do pediatra Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo, escrevendo sobre a importância do café-da-manhã, para as crianças. O especialista destaca que o ideal é evitar comidas com muito açúcar, pela manhã, e recomenda café sem adoçantes. O médico da Unifesp apresenta um estudo que revela que 30% das crianças avaliadas não tomam café da manhã, por preguiça, sono, pressa ou falta de fome.

A pesquisa do pediatra recomenda que os estudantes devem fugir das frituras, gorduras, doces e refrigerantes. E recomenda que os alunos tomem café pela manhã. O pediatra faz uma ressalva para quem tem de trabalhar à noite.

Primeiro deve comer antes do início do expediente e, na hora de sair do trabalho, portanto, na hora do café-da-manhã, o trabalhador não deve pular essa refeição. O médico chega a recomendar que é bom para quem é trabalhador noturno que mesmo adaptando os horários da refeição, não dispensar o café da manhã.

O Estudo da Universidade Federal de São Paulo aponta que café dá mais energia porque contém cafeína e aumenta a produção de uma substância no organismo chamada endorfina, o hormônio do prazer. Por isso, em muitos casos esses alimentos até melhoram o humor depois que o indivíduo acorda.



Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: