quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Espresso ou expresso?

Romoaldo de Souza

O ouvinte Lupercio Leca, ali da rua Corredor do Bispo, em Boa Vista, perguntou se o correto é café expresso com "x" ou espresso com "s". É que Lupercio cuida de uma área importante em Recife (PE) que é a preparação de concurseiros.

Analisando dicionários, expresso, com "x" é usado para coisas rápidas, como a linha expressa, o trem expresso, uma ordem expressa. 

Outro dia, viu Lupercio, eu levei meus alunos de radiojornalismo, para uma visita a uma emissora de rádio, aqui em Brasilia e depois eu decidi pagar um café espresso para eles. Queria que tomassem conhecimento do mundo do café, de que tanto falo no rádio, no blog e na sala de aula.

Assim que entramos, um dos meus alunos perguntou se não estava errada a grafia estampada bem na porta da cafeteria: Café Espresso.

Assim, desse jeito, com "s", é uma palavra que vem do italiano é que dizer apertar com força, comprimir,  tirar, arrancar. Como o café espresso é tirado da máquina, com força, para extrair todas as propriedades do grão, em tão pouco tempo, usamos o espresso, com "s", para manter essa característica de espremer e aí foi ficando.



Frevo, café especial de Taquaritinga do Norte. Suave,
pronto para um espresso, com "s"

Como você não aportuguesa a palavra pizza, também não parece apropriado colocar um "x", em espresso, quando se referir a café.

Tem muitos livros em português que os escritores preferem o expresso com "x".  Purismo! Purismo! Eu prefiro um café espresso, com "s", de um bom grão, como um do interior de Pernambuco, da Taquaritinga do Norte, que estou tomando nesses dias.


Um abraço e bom café!

2 comentários:

Jéssica Macêdo disse...

Que bom que fizeram este post. Vivo entrando em debates a respeito do uso do S e do X no Café eSpresso. Mas, sabe como é, tem gente que não me leva a sério. Farei questão de mandar o link desse post para os desavisados.

Grande beijo!

PS: 5º parágrafo, 1ª linha, falta o R de arrancar (infinitivo)

Penúltimo parágrafo, primeira linha, Tem MUITAS livros. Trocar o A pelo O.

... disse...

Concordo com o post. Creio que o que caracteriza o café é a forma como é extraído, e não a velocidade.
Por isso, tem muito mais sentido a palavra espresso.
Un caffè espresso corto per favore!
;)