sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Carneiro com café

Romoaldo de Souza

Julio Lima, morador de Paulista(PE), mandou um e-mail dizendo que concorda quando eu digo na CBN Recife que café serve muito bem para harmonizar uma roda de amigos, para acelerar a mente e despertar para novas experiências.

E foi pensando nisso que nosso ouvinte decidiu que vai assar, lá pra bandas de Abreu e Lima (PE) um quarto de um carneiro que ele comprou. Mas, em pelo menos uma parte, quer experimentar se fica bem colocar café na carne de carneiro. Sabendo fazer, Julio, vai ficar muito bem.

Eu tenho aqui uma receita, que eu encontrei no Dicionário Gastronômico de Café, que leva carneiro e hortelã, além de temperos básicos, como azeite, sal, pimenta do reino, alho e uma xícara pequena  de café coado.

Depois de ter misturado todos os temperos, deixe o pernil tomar gosto por oito horas no forno e de vez em quando vai virando para tostar de todos os lados da carne.

É importante, Julio, que você não esqueça de fazer pequenos furos na carne e ir colocando o tempero aí dentro. Quando a carne já estiver começando a dourar é que você despeja meia xícara de café.


Um abraço, bom café!

Nenhum comentário: