quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Café Temperado

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza


O café é um produto tão versátil que serve até como tempero para outras bebidas. Também tempera comidas doces e salgadas, como já viu por aqui. Mas, será que ele pode ser temperado? Claro que sim e não estamos falando de drinques elaborados com vários ingredientes. É apenas o café com algum tempero.

Os povos do Oriente Médio costumam adicionar ervas, especiarias e temperos ao café. É o caso do café com sementes de cardamomo, uma bebida tradicional entre os beduínos da Arábia. Aliás, por lá, o café não é simplesmente uma bebida, simboliza estado de espírito. 

Se alguém oferecer um copo de café e este for aceito, significa que todos estão imbuídos de boa vontade e boas intenções. Além disso, há um ritual a ser seguido. Três copos são oferecidos, mas apenas o primeiro deve ser aceitos e os outros dois recusados. Reza a tradição que o café temperado com cardamomo liberta toda a ira que exista no corpo.

O cardamomo é da família do gengibre, planta nativa do Sri Lanka, Malásia e Sumatra. Por causa das suas propriedades anti-sépticas, digestivas, afrodisíacas, diuréticas, expectorantes e laxantes, também tem amplo uso medicinal, além de ser aproveitado para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, doces, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores.

Se você quiser experimentar um pouco do misterioso clima das Mil e Uma Noites, siga a nossa receita:

Amasse levemente 3 a 4 sementes de cardamomo e coloque no coador. Coloque o pó de café e derrame a água quente. Pronto. Agora é só imaginar um acampamento em algum oásis no deserto e a Sherazade contando histórias ...


Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: