quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cafe do jacu, uma experiência diferente

Romoaldo de Souza

Novamente, o ouvinte Adauto Cunha volta a fazer uma pergunta ao nosso programa diário na CBN Recife e desta vez ele quer saber se eu teria coragem de tomar o Jacu Bird, também chamado Café do Jacu!!!

O publicitário pernambucano está falando de um café que é extraído de grãos engolidos por um pássaro, chamado Jacu e que, no dia seguinte, são recolhidos, lavados, torrados e daí é que vem o Café do Jacu!

Eu costumo dizer que em gastronomia você não pode ter preconceitos não! Mesmo sabendo que o grão vem das fezes do pássaro. Até porque como eu disse, os grãos são esterilizados.

O processo é relativamente, simples. O jacu, uma ave um pouco maior que uma galinha, escolhe os melhores grãos e engole o café. No período em que o grão fica no papo do pássaro, passa por um processo enzimático, elimina a acidez e o café vem mais suave do que normalmente é.

O outro aspecto importante, que vale ser lembrado, é que o jacu seleciona o que come, ou seja, o sábio pássaro escolhe apenas as cerejas que estão em seu ponto ideal de amadurecimento. Afinal, é a comida dele e os grãos têm um grau inimitável de padronização.

Se você pergunta, Adauto, se é o melhor café que já tomei eu diria que não, mas por ser diferente, por ser exótico, eu quis experimentar.



Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: