quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Café como adubo para as plantas

Romoaldo de Souza


A leitora Raquel Alves pergunta se a borra do café também pode ser utilizada como fertilizante nas várias plantas que cultiva em sua casa.

Consultamos este blog e descobrimos que a borra de café é um bom adubo orgânico, mas não pode ser usada ao natural. É preciso uma preparação prévia, submetendo a um processo de compostagem. 

A borra que se encontra no seu filtro necessita de outros componentes do solo – como o nitrogênio – para se decompor. Caso contrário, ela roubará o nitrogênio da planta que deveria fertilizar. Quer dizer, em vez de adubar ela retira esse elemento que já estava presente.

A borra de café contém teores razoáveis de nitrogênio (2,3%), fósforo (0,42%) e potássio (1,26%), além de grande porcentagem de matéria orgânica (90,46%). Além disso, tem reservas de nutrientes, que, em condições naturais, garantem a germinação. E a borra mantém os valores nutritivos da semente, mesmo depois que esta é torrada, moída e usada para fazer o seu café de todo dia.

Para fazer a compostagem, acrescente uma parte de qualquer outro adubo orgânico (esterco, tortas oleaginosas, lixo orgânico, lodo de esgoto) para cada três partes de borra de café. A mistura deve fermentar durante 60 a 90 dias. Em 60 dias já é possível aplicar a borra compostada, sem qualquer problema para as suas plantas. E, em 90 dias, você terá um adubo orgânico mais nobre. Suas plantas vão ficar bonitas e felizes. 


Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: