segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Café com bolo de fubá

Romoaldo de Souza

Cheguei à casa de uma amiga paraibana, dessas que não perde o sotaque e dorme com uma peixeira debaixo do travesseiro, e não é que ela tinha preparado um bolo de fubá para tomar com café, já no finalzinho da tarde, quando começa a bater aquela preguiça do fim de semana que está terminando...

Edinilza Medeiros costuma fazer os bolos dela bem crocantes por fora e por dentro parece uma mousse de tão delicado que fica.

Então, antes de começar a comilança, fui em casa, peguei um pacote de café que tinha chegado recentemente do Norte do Paraná, e lá fomos nós, nos esbaldar comendo bolo de fubá e tomando café.

Esse café, paranaense, tem conotação de sabor de marrom glacê,  batata doce e leve sabor de rapadura. Perfeito para ser tomado com bolo de fubá.

Como dizem os japoneses, o nome Umami é também chamado de "quinto sabor" além dos outros quatro: doce, salgado, amargo e ácido. Umami pode ser traduzido como "delicioso" ou "saboroso". Um complemento ideal para quem quer tomar café com bolo de fubá.



Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: