segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Café causa gastrite? Será?


Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Leitores do Café & Conversa nos perguntam se café é ruim para gastrite. Nós fomos atrás de informação sobre o assunto e encontramos alguma controvérsia entre os médicos gastroenterologistas. Segundo eles, geralmente a gastrite é uma doença inflamatória provocada pela bactéria Helicobacter pylori, que causa aumento da acidez no estômago.

Mas, a gastrite também pode ser causada pelo uso prolongado de aspirina, de corticóide e de outros antiinflamatórios não-esteróides, que reduzem a proteção gástrica; consumo prolongado e em grande quantidade de bebidas alcoólicas; e cigarro, além de outros fatores.

Quanto ao café, os médicos dizem que pode estimular a acidez da bactéria e provocar irritação da mucosa gástrica, mas não é a causa da gastrite. Na verdade, bebida alcoólica, fast food, frituras, doces e comidas muito condimentadas são muito piores que o café, que sequer chega a ser contra-indicado. Também recomendam cuidado com a higiene pessoal e dos alimentos para evitar a transmissão de agentes infecciosos.

Portanto, beber café não causa gastrite, mas para quem já tem pode ser um agravante. Se você tem gastrite, diminua o consumo de café até o quanto você aguente sem problemas. Como tudo na vida, é preciso ter bom senso e procurar qualidade naquilo que você põe para dentro do seu corpo. Um café de boa qualidade não fará o estrago de um café ruim.



Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: