domingo, 4 de setembro de 2011

Apollo 18 e a obsessão com as conspirações


Ricardo Icassatti Hermano

Os americanos não inventaram a obsessão do ser humano com tramóias, segredos, geralmente envolvendo o governo. Eles apenas deram um nome: Teoria da Conspiração. E nós realmente gostamos disso. Até porque a realidade nos mostra que as conspirações existem e são tramadas por governos, conglomerados industriais, empresas multinacionais. Tudo depende dos interesses envolvidos.

Recentemente, vimos os horrores cometidos por "cientistas" americanos ao inocular diversos tipos de doenças em prisioneiros que desconheciam o que estavam fazendo com eles. Qual a diferença desses "cientistas" para o nazista Josef Mengele? E a guerra no Iraque, que foi deflagrada sob a alegação de que o Sadam Hussein possuía armas de destruição em massa? E a herança maldita do Lula? E o Lula chamando o Kadafi de "meu amigo, meu irmão e líder"?

A canalhice é tanta, que o Lula nega ter dito o que disse
Tenho certeza que um deles é E.T. ... ou os dois

Nada disso ajuda e minorar a nossa obssessão. Especialmente quando falamos da tribo dos fãs de ficção científica. Aí o bicho pega! Lembram do seriado Arquivo X? Sonhamos com a agente do FBI, Dana Scully, até hoje ... Mas, vamos ao que interessa. Assisti o recém-lançado filme Apollo 18: a missão proibida, que foi baseado numa dessas conspirações.

Cartaz do filme

Segundo o próprio filme e outros sites que consultei sobre essa conspiração, as missões Apollo com destino à Lua terminaram na 17ª, mas secretamente teria havido a 18ª. Há quem diga que houve até mesmo a 19ª e a 20ª! E que também haveria uma razão para terem interrompido as viagens à Lua.

Ah, se eu tivesse nascido nos EUA ...

O filme desenvolve os acontecimentos a partir daí e pretende desvendar o segredo. Segundo a imensa comunidade que sempre descobre e denuncia conspirações, a missão Apollo 18 teria como objetivo investigar atividade extra-terrestre em nosso satélite. Só esqueceram de contar para os astronautas ... comportamento típico de governo conspirador. E ainda colocam os russos no meio.

"Êpa! Essa pegada não é minha ..."

Vocês sabiam que a primeira missão tripulada à Lua, Apollo 11, foi suicida? Os três astronautas se propuseram a fazer aquela viagem em 1969 com o prognóstico de que tinham 0% de chance de retornar. O presidente americano à época, Richard Nixon, já tinha pronto o pronunciamento à nação em que noticiaria a morte dos astronautas e enalteceria o heroísmo deles. Contrariando todas os cálculos e expectativas, eles retornaram sãos e salvos. E mudaram o mundo, pelo menos para mim.

Esses caras, Armstrong, Collins e Aldrin, tiveram
a coragem do sacrifício e mudaram o mundo

Devemos a eles a tecnologia que hoje nos dá o GPS, a telecomunicação por satélite, o Google Earth, relógio digital, micro processadores, navegação espacial, internet etc. Eu era um garoto quando assisti ao vivo, numa velha TV preto e branco, Armstrong saindo do módulo e pisando o solo lunar. "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade", disse ele para aquele garoto extasiado diante da TV.

Foi isso que eles viram da Lua, sem saber se voltariam

Tudo o que envolve extra-terrestres, UFO, abduções etc., sempre gera grande interesse. O ser humano tem uma saudável incapacidade de acreditar que está sozinho no universo E por que digo "saudável"? Porque além de detestarmos a solidão, pensar que existem mais planetas habitados - sejam amigáveis ou não - amplia as nossas perspectivas, abre a cabeça, nos faz imaginar e querer fazer contato. E daí veio a NASA : )

Espaço, a fronteira final ...

Nada me fascina mais que viajar pelo espaço fora da Terra. Aquele imenso vazio é o máximo de liberdade que eu poderia almejar. Só fica faltando a espaçonave com capacidade para acelerar até a velocidade da luz ou além. No meu computador, tenho a foto de um astronauta em solo lunar fazendo a tradicional saudação à bandeira americana, com um pulo.

A Lua pode esconder perigos. "Não! Axé não!"

Na política, ainda estamos na Idade da Pedra. Mas, na Ciência, estamos saindo da era industrial, mecânica, e passando para a era da luz. Informática e laser são usos da luz, energia solar é luz, pensamento é luz. Quando estivermos dominando os fótons, aí poderemos explorar além do nosso sistema solar. Pena que não viverei esse tempo maravilhoso.

Mais perigos ...

Mas, o filme é muito bom. Tem bastante suspense para manter seus olhos grudados na tela e o corpo se contorcendo na cadeira. Tem uns sustos e, em alguns momentos, beira o terror. Nada que uma boa fralda geriátrica não aguente ... hahahahahahahaha!!!

Aaaaaaaaaaahhh!!! Não esqueça do fraldão!!!

Para quem gosta de ficção científica, de conspirações, de ação, de explorar possibilidades ou somente de um bom filme, Apollo 18: a missão proibida é um excelente programa para o final de semana. O Café & Conversa viu, gostou e deu cotação cinco astronautas. Veja o trailer:


2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados Ricardo e Romoaldo, é de causar estranheza que o blog, tão interessante, que se destina a tratar sobre assuntos leves e descontraídos, subitamente, resolva adotar tema político e de forma tão ácida e deselegante. Sou frequentador assíduo do blog e, honestamente, não considerei razoável a expressão "canalhice" associada à matéria que versou sobre eventual relação entre Lula e Khadafi. Está descontextualizada diante do perfil que, até então, eu formava do blog. A título de crítica construtiva, e na melhor das intenções, sugiro que não confundam as coisas, sob pena de o blog perder o seu propósito, que é o de agregar as pessoas, através do café, que em nada combina com a política. Atenciosamente, Roberval Silva

Café & Conversa disse...

Caro Roberval,

Obrigado pelo seu comentário e pela assiduidade com que frequenta nosso blog. Estamos sempre abertos a críticas e sugestões e respeito a sua opinião, mas devo discordar, pois os fatos comprovam o contrário. E contra os fatos não há argumentos.

Não escrevi uma "matéria" sobre Lula e Kadafi. Fiz a crítica de um filme e um chiste envolvendo os dois e as conspirações, assunto do filme. Entendo que nem todo mundo tem o mesmo senso de humor que eu.

O café combina com a política. Tanto combina que, no século XIX, O rei da Inglaterra proibiu o consumo de café por medo das conspirações que estariam sendo tramadas nas cafeterias. Leia mais detalhes neste post: http://cafeconversa1.blogspot.com/2009/10/cafeina-ou-porque-as-conversas-sao-mais.html

As cafeterias sempre foram pontos de reuniões políticas e o são até hoje. Morei em Natal e lá conheci um café (não chamam de cafeteria) famoso por ser ponto de discussão política. Qualquer candidato começa e termina sua campanha ali.

No Piauí, o prefeito de Teresina participa de um projeto chamado "Café Político", que promove encontros entre políticos e jovens empreendedores. O mesmo projeto já chegou a Natal e deve estar em outras capitais do Nordeste.

O mesmo acontece em Florianópolis, onde tem uma antiga cafeteria chamada "Senadinho", tradicional ponto de encontros políticos e manifestações. Lá também é local obrigatório para qualquer candidato iniciar sua campanha.

No Congresso Nacional, em Brasília, os locais mais agitados e cheios de informações políticas são justamente o "cafezinho" da Câmara dos Deputados e o do Senado. Não precisava nem citar essa, mas em São Paulo todos os candidatos, sem exceção, têm as obrigatórias fotos tomando um café em padaria.

Não conheço todas as capitais, mas acredito que em cada uma delas deve haver um "café" desses onde se discute política aberta e saudavelmente. É uma antiga tradição que começou com a primeira cafeteria que se tem notícia. A História nos mostra e prova que o café é parte indissociável da vida política.

Quanto à forma como tratei o assunto, bem, aí é uma questão de estilo e de opinião. Ninguém é obrigado a gostar e todos são livres para se expressar. Mas, deselegante, para mim, é a forma como o ex-presidente Lula coloca a imagem do Brasil nessas roubadas e depois tenta reconstruir os fatos em seu favor.

Pode-se dizer que é até uma questão de estilo dele. Mas, eu também não sou obrigado a gostar.

Ah, só mais uma coisa. A relação entre Lula e Kadafi não é eventual. Ela vem de muitos anos e o ex-ditador líbio tem uma estreita "amizade" com o PT. Assim como as FARC e organizações terroristas da Palestina. Alguém pode até não gostar que essas informações sejam divulgadas, mas são fatos. E contra os fatos ...

Espero ter esclarecido tudo. Caso deseje mais alguma explicação, é só perguntar. Aprecio uma boa conversa. Se for regada a café então : ) Gostaríamos até que mais leitores(as) participassem como você. Continue com a gente.

Um abraço

Ricardo Icassatti Hermano