quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sundae de café do Vietnam

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

A Guerra do Vietnam durou 10 anos, de 1965 a 1975. Terminou com a expulsão dos americanos, que perderam a guerra para um povo pobre e faminto, mas muito criativo. Essa guerra rendeu excelentes livros, filmes e músicas. Hoje, o Vietnam é socialista no regime político e capitalista até a raiz dos cabelos na economia.

Lá também se planta café do tipo Robusta, que como o próprio nome já indica, é um café duro, forte, adstringente. Por isso mesmo é que essa variedade se adaptou bem às condições climáticas do Sul do Vietnam. Recentemente, começaram a plantar o Arábica do tipo Bourbon em região montanhosa no Norte do país. O grande problema deles hoje é que a produção é feita de maneira intensa, com alto uso de água e derrubada de extensas áreas de florestas, sem nenhuma sustentabilidade ambiental ou social.

Somos o maior produtor e exportador de café do mundo. Em segundo lugar vem o Vietnam, mas a sua produção é menor que a do estado de Minas Gerais. Ao contrário de nós, eles estão muito mais envolvidos na cultura do café. Como exemplo disso e voltando à criatividade do povo vietnamita, trouxemos uma receita que faz muito sucesso por lá, o Sundae de Café Vietnamita. Anote aí.


Ingredientes

- 1 xícara de açúcar cristal
- 3 1/2 xícaras de café bem forte
- 2 colheres chá de chocolate em pó
- Sorvete de creme ou baunilha
- Raspas de chocolate meio amargo

Preparo

Misture 1/2 xícara de açúcar com 2 1/4 xícaras de café quente até dissolver completamente. Deixe esfriar e coloque num recipiente com tampa. Leve ao freezer por 2 horas. Numa vasilha, misture o café e o açúcar restantes com o chocolate em pó. Misture bem até obter um xarope. Cubra e leve à geladeira.

Retire a mistura de café do freezer e passe um garfo na superfície para formar cristais de gelo. Retorne ao freezer. Repita a operação mais 3 vezes, de hora em hora, até que fique uma massa de cristais bem solta, tipo raspadinha.

Numa taça grande, alterne camadas de sorvete e de cristais de gelo de café, Termine com o sorvete e decore com as as raspas de chocolate

Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: