sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como preparar um bom café coado


Ouvintes do nosso quadro, na CBN Recife, têm perguntado como se faz um bom café coado em casa. Bem, nessa área, todo mundo tem a sua própria receita. Mas, a Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic) resolveu criar uma padronização. 

Nós entendemos que tudo depende da qualidade dos dois ingredientes: água e café em pó. O resto é o gosto pessoal de cada um. Não há regra definitiva e a ordem é experimentar bastante até encontrar o seu jeito de passar um café.

As dicas da Abic são as seguintes:

1) Use cafés com moagem média ou fina.

2) Utilize uma medida padrão para a quantidade de pó, de 80g a 100g de pó (cinco a seis colheres de sopa) para um litro de café pronto. Vá experimentando até encontrar a medida que atenda ao seu paladar.

3) Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte nem aperte a camada de café.

4) A água utilizada deve ser pura e limpa. Use sempre água filtrada ou mineral para preparar o café.

5) Imediatamente antes da fervura (90ºC), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Mas não ponha toda a água de uma vez. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro. Não use colher para misturar.

6) Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Entretanto não exceda quatro a seis minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.

7) Para um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.

8) Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.

9) A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais de 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se precisar, faça menos xícaras por vez.

A recomendação que o Café & Conversa acrescenta a essa lista, é que você escalde o filtro de papel antes com água quente. Esse procedimento retira um sabor residual desagradável do papel.


Um abraço e bom café! 

Nenhum comentário: