sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Café orgânico de Taquaritinga do Norte

Romoaldo de Souza

Dia desses, eu pedi ao amigo Humberto Cariri, para comprar um café orgânico produzido em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco e não é que a surpresa foi bastante agradável?

Ontem, à noite, eu estava chegando da faculdade, quando o porteiro do meu condomínio me entregou a caixa e chegando em casa, abri o pacote de Cariri e já experimentei o meu café orgânico genuinamente pernambucano.

Essa plantação de Taquaritinga é uma das mais antigas do Brasil, e quase toda ela é feita debaixo de árvores frutíferas, Ipê e pau-brasil que ainda restou. Esse café é plantado em áreas que ultrapassam os 900 metros de altitude, numa temperatura que varia de 33º a 9º no Inverno.

O resultado é um café doce, bem mais doce que os demais e com baixíssimo teor de cafeína. Uma produção orgânica, ou seja, sem o uso de adubos químicos muitos deles com certificação específica, e pronta para ser exportada mundo afora. É de dar gosto.

A preocupação dos agricultores, organizados em cooperativas não é produzir em vasta escala, é ter um grão selecionado. E conseguiram. Esse café de Taquaritinga, chegou em boa hora a Brasília ...


Um abraço e bom café!!!

Nenhum comentário: