sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pão de café


Ricardo Icassatti Hermano & Romoaldo de Souza

Está com pouco tempo? Vive na correria? Não deu para tomar um café decente pela manhã? A resposta para a sua aflição é a nossa receita de Pão de Café. Mate dois coelhos com uma só paulada e não se atrase para os seus compromissos, mesmo quando tiver dormido mais que a cama.

Nós sabemos como é estressante a vida no século 21. Os dias deveriam ter 48 horas para darmos conta de tudo. Especialmente quando precisamos estar informados de tudo o que acontece. Apesar de termos as facilidades da internet, ainda temos que ler vários jornais e agências de notícias, acompanhar a Blog-Novela "Morte na Esplanada" do Café & Conversa, checar e-mail, dar uma olhada nas redes sociais e ainda nos ocupar da vida real.

Ufa! É muita coisa. Mas, podemos ganhar uns minutos aqui e ali. A nossa receita de Pão de Café ajuda nisso. Num dia de poucas horas, não dá para esperar a água esquentar, moer grãos e fazer um bom café. Assim, coma esse pão e o café já está incorporado. Não é o ideal, claro. Mas, quebra um galho. Veja como fazer.

Ingredientes

- 1/4 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher chá de sal
- 2 xícaras de leite morno
- 3 tabletes de fermento biológico (de padeiro) diluído em um pouco de água
- 4 ovos batidos
- 6 a 8 xícaras de farinha de trigo
- 6 sementes de cardamomo amassadas ou uma colher chá de cardamomo em pó
- 1 xícara de café forte
- 1/2 xícara de açúcar

Preparo

Misture na batedeira a manteiga com o açúcar e o sal. Adicione leite, fermento, ovos, farinha de trigo e sementes de cardamomo. Bata por 10 a 15 minutos até que a massa não grude nas mãos. Se ainda estiver grudando, adicione mais farinha de trigo. Deixe descansando em um local mais quente, tipo o forno, até que a massa dobre o tamanho.

Amasse a massa com as mãos. Corte em dois ou três pedaços e faça rolos ou tranças. Deixe descansar mais um pouco.

Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos ou até que esteja dourado.

Pincele os pães com uma calda feita com café e açúcar, fervida por alguns minutos para engrossar. Polvilhe açúcar cristal por cima.

Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: