segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cafeína com álcool: uma mistura perigosa


Ricardo Icassatti Hermano & Romoaldo de Souza

Hoje quero fazer um alerta sobre a mistura de álcool e cafeína, especialmente quando essa cafeína está em bebidas energéticas.

Estudo científico recente realizado nos Estados Unidos com cerca de mil alunos universitários, demonstrou que os energéticos são compostos por grande quantidade de cafeína e essa composição pode resultar em várias complicações, além da insônia. 

O estudo apontou que a combinação de bebidas energéticas com álcool pode resultar em um estado denominado "embriaguez desperta", onde a cafeína esconde o real estado de embriaguez, mas sem diminuir os prejuízos que essa situação provoca no organismo.

Se você prestar atenção, o rótulo das bebidas energéticas traz o aviso de que não é recomendado o consumo com bebida alcoólica, mesmo sendo comum os jovens misturarem energético com whisky ou vodka. 

Essa combinação pode alterar a sensação de embriaguez e fazer com que o consumidor se sinta em condições de dirigir um automóvel com a percepção motora alterada. 

Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo apontou que a cafeína acelera a morte de células cerebrais, causada principalmente pelo álcool, que pode levar ao envelhecimento precoce e a doenças como mal de Alzheimer e de Parkinson. 

Como você pode perceber, o álcool acaba com os efeitos benéficos à saúde que a cafeína produz, e a cafeína potencializa os efeitos maléficos do álcool. Assim, evite essa perigosa mistura de bebida energética e álcool. E, por favor, se beber não dirija. 

Ah, e não é que o café tem tanta cafeína, assim, não viu? É bom que você saiba que a cafeína no café, representa, somente entre 1% e 2,5% pouco, em relação ao que é colocado nos energéticos! 



Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: