quarta-feira, 20 de julho de 2011

Café para celebrar a amizade


Romoaldo de Souza

Hoje é o Dia Internacional da Amizade, data que foi criada na Argentina, para comemorar a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969.

Por isso, tanto para lembrar o primeiro passo da tripulação da nave Apolo 11 na Lua, a gente quer ressaltar que o café é uma das bebidas que, ao longo da história da humanidade, esteve presente nos principais acontecimentos.

No século 17, o músico alemão, Johann Sebastian Bach, escreveu a Cantata do Café, para celebrar a amizade que tinha por Karl Schlendrian e a filha Leixem, que tinham mania de tomar café a qualquer hora.

Na Europa do século 18, era comum amigos como os filósofos J. J. Rousseau e A. M. de Voltaire e até Napoleão Bonaparte, sentarem-se nos cafés de Paris e de Veneza para celebrar a amizade.

No Brasil, a Corte de Dom João 6º trouxe esse hábito de Portugal e era comum, no Rio de Janeiro, do século 19, rodas literárias se formarem nos cafés para leituras de crônicas, recitais de poesias e improvisos. Machado de Assis e Rui Barbosa gostavam de freqüentar o Café Lamas, no centro do Rio de Janeiro.

Portanto, no passado, como no presente, o café une, integra, instiga, suscita amizades. Celebre esse momento!



Um abraço, bom café

Nenhum comentário: