quarta-feira, 13 de julho de 2011

Café com rapadura


Romoaldo de Souza

Eu me recordo de uma época que no interior de Pernambuco as pessoas tinham o costume de torrar café com rapadura. O meu avô me dizia que era para economizar açúcar na hora de beber o café. Minha vó sustentava que era para fazer render o café.

Eram costumes que hoje em dia já não são tradicionais assim. Dia desses, estava admirando um presentinho que ganhei da jornalista Mellyna Reis, que veio de Recife a Brasília e me trouxe uma rapadura do Engenho São Pedro em Triunfo, lá em cima da serra. Com um selo de qualidade dizendo que é rapadura orgânica, sem adubos químicos ou agrotóxicos. Esse interior de Pernambuco está cada vez mais sofisticado. Então pensei, um presente sofisticado como a rapadura de Triunfo exige um café diferente.

Rapadura é doce, é mole e pode fazer um boa combinação com o café

Foi aí que pesquisei, pesquisei e encontrei um grão da Chapada Diamantina, no Sertão da Bahia, premiadíssimo o café, que já vem com gosto de melaço de cana de açúcar. Pronto, é o complemento que me faltava. Café com rapadura. Tomo uma xícara de café e mordo um pedaço de rapadura. E assim vamos vivendo a vida, desfrutando das belezas da natureza. Café com rapadura... Nunca pensei que a combinação fosse ser tão gostosa, Mellyna Reis.

Um abraço, bom café!!!


Nenhum comentário: