sexta-feira, 29 de julho de 2011

Brasileiros tomam mais café

Romoaldo de Souza

Que feijão com arroz, que nada. É do café que os brasileiros mais gostam. Pesquisa do IBGE, divulgada na quinta-feira (28), indica que o alimento mais consumido pelos brasileiros é o café. 

Em média, cada brasileiro bebe, por dia quatro xícaras de café. Na lista aparecem, ainda, o feijão, em segundo lugar e o arroz em terceiro. Mas volto a destacar: o café está em primeiro lugar. Ainda aparecem nessa lista, sucos, refrigerante e carne bovina. 

É bom destacar que essa pesquisa do IBGE vem reforçar o empenho de alguns setores da gastronomia brasileira e de pequenos empreendedores que não se contentam somente com a estatística de que o Brasil é o maior produtor de grãos do mundo e o segundo maior consumidor de café.

Está mais que na hora de começarmos a provocar uma virada nesse quadro, não apenas do ponto de vista da quantidade, mas da qualidade. É que o café que os brasileiros consomem ainda não é um café de primeira. 

A explicação para isso é que os governos se preocupavam em ganhar volume de negócios e não levaram em consideração que era precisa ser visto não somente como exportador, mas consumidor de bons cafés. 

Graças a esses pequenos, embora importantes esforços, o estigma de que o Brasil vende o que é bom para exportação e deixa o café ruim por aqui está, aos poucos, se transformando. 

É verdade que boa parte do grão consumido internamente no Brasil é da pior espécie, não passaria em qualquer controle de qualidade lá fora. Mas, da mesma forma é importantíssimo ressaltar que aos poucos o hábito das pessoas de sentarem-se a uma mesa para degustar café de primeira já é uma realidade em muitas partes do país. 

A gente tem acompanhado esse crescimento do número de pessoas que não aceitam qualquer café. Tem de ser brasileiro e do melhor.


Um abraço e bom café!!!

Nenhum comentário: