sábado, 18 de junho de 2011

Trilogia Millennium e Saborella


Ricardo Icassatti Hermano

Poucas coisas me deixam tão feliz quanto comprar bons livros. Tenho mais livros do que consigo ler. Mas, a simples presença deles perto de mim já me faz bem. Acompanhados de uma bela caneca fumegante de café então, é perfeito.

Hoje fui à Livraria Cultura para comprar três livros que me foram indicados pela jornalista Raquel Alves. É a chamada "trilogia Millennium", editado no Brasil pela Companhia das Letras. Acabei levando também a última edição da minha revista predileta, WIRED, e um comic book inédito do Wolverine, contando sua história desde o início e com alguns rascunhos originais.

Na saída, mantive a tradição e fui tomar um espresso curto na Saborella. O serviço continua atencioso e rápido, mas os dois espressos que pedi chegaram frios e ... decepcionantes. Pretendia tomar apenas um, mas pedi o segundo para confirmar. Aroma fraco, sabor equilibrado, ou seja, sem personalidade e não tinha gosto de nada. Sobrou apenas o sabor de carvão da torra que, no meio do nada, sobressaiu com força total.

Revista WIRED: maravilhosa
Bolo de Fubá: delicioso
Café: decepcionante

Sou freguês do Saborella desde o tempo em que serviam o café da marca italiana Illy, que era muito bom. Os proprietários me disseram que deixaram de servir o Illy por problemas com o fornecimento. Depois partiram para tentar um blend próprio, o que é uma iniciativa louvável. Mas, parece que continuam tentando e não estão acertando. No mais, o bolo de fubá estava delicioso, como sempre, e desejo boa sorte ao Saborella com o café.

Já em casa e a bordo de um bom charuto, comecei a ler o primeiro volume da trilogia, que no Brasil recebeu o título de "Os homens que não amavam as mulheres". O original em sueco é "Os homens que odeiam as mulheres". Há uma diferença gigantesca entre "odiar" e "não amar" e isso faz uma diferença enorme na nossa expectativa. Se os livros não me tivessem sido recomendados pela Raquel, jamais compraria baseado no título.

Para mim, homem que não ama as mulheres está
condenado a arder no mármore do inferno ...

Não se sabe porquê as editoras resolvem estragar os títulos originais dos livros - e filmes - com essas invencionices. Deve ter algum gênio do marketing por trás disso, claro. Pessoalmente, prefiro o nome que deram nos Estados Unidos: "A garota com tatuagem de dragão". Isso é um título de romance policial.

Por falar nisso, acompanhem aqui no Café & Conversa a Blog-Novela "Morte na Esplanada", que também está repleta de tramas, perigos, emoções fortes e com o diferencial de ter homens que amam as mulheres. Com e sem tatuagens : )

Vejam abaixo o trailer da versão americana do filme da trilogia Millennium. A produção traz um elenco estelar e trilha sonora arrasadora. Tem um filme sueco, mas esse americano parece ser bom e vai estrear nos Estados Unidos no dia 21 de dezembro. Aqui? Ainda não sabemos, mas avisaremos logo que for anunciado.



Um comentário:

Marquinho disse...

Depois de ler a trilogia completa em ingles, conclui que o título de "homens que odeiam as mulheres" é o mais adequado à serie. Achei o primeiro o melhor dos tres pela presença dessa família do empresário que contra o jornalista para buscar pistas da morte da sua sobrinha. Uma família cheia de figuras fascinantes. O terceiro também é ótimo mas por outros motivos.