sexta-feira, 17 de junho de 2011

Café retirado das fezes de um pássaro. É o café Jacu Bird


Romoaldo de Souza

Jacu Bird! O café do jacu, o café das fezes do jacu. O café exótico que, mesmo com receio, você precisa tomar para por essa informação no seu portifolio.

Um abraço e bom café!!!

Leia o que Ricardo Icassatti escreveu, sobre o café

O Jacu é um pássaro nativo da Mata Atlântica e pode ser encontrado em quase todo o país. No Espírito Santo, os cafeicultores derrubaram a mata nativa para plantar café, reduzindo fortemente as fontes de alimentação do pássaro.

O Jacu teve que se adaptar ao novo meio ambiente e passou a comer a cereja do café, que é o fruto ainda no pé. Sabe-se lá porque, os cafeicultores sentiram-se prejudicados e passaram a matar os pobres Jacus.

Agora é bom ser Jacu

O ser humano é terrível. Só muda quando enxerga alguma vantagem na mudança. Se a vantagem for financeira então ... Assim, quando um cafeicultor descobriu o preço do café Kupi Luwac, comido, digerido e evacuado por uma espécie de gato selvagem da Indonésia, a vida dos Jacus melhorou muito. Hoje, aqueles pássaros têm tratamento VIP.

O processo é simples. Assim como o tal gato, o Jacu come a cereja do café, digere e expele. Esse processo enzimático elimina a acidez do grão e proporciona um café bem suave. O outro aspecto positivo é que o Jacu seleciona o que come, ou seja, o sábio pássaro escolhe apenas as cerejas que estão em seu ponto ideal de amadurecimento. Afinal, é a comida dele e os grãos têm um grau inimitável de padronização.

Os grãos recolhidos passam por um processo seguro de higienização antes de serem colocados à venda, é claro.

O café realmente é suave, mas não empolga. Falta-lhe corpo e a crema é fraca. Retirar demais a acidez nem sempre é bom, pois essa característica é importante para a personalidade do café. Não sei se foi influência, mas o aroma final lembrou o cheiro de penas de pássaro.

Mas, é preciso assinalar que tratava-se de um espresso feito a partir de um único tipo de grão. Utilizado como parte de um blend, é possível conseguir resultados melhores.

Um abraço! Bom café!

Nenhum comentário: