segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rodrigo Ramos, enviado especial à SCAA Show, Houston/TX


Ricardo Icassatti Hermano

Na última quinta-feira (28), foi aberta a 23ª edição da SCAA Show na cidade de Houston, no Texas - EUA, o maior evento mundial dedicado exclusivamente aos cafés especiais. SCAA é a sigla para Specialty Coffee Association of America.

Vejam a ironia do destino. Os americanos, que não plantam um pé de café, dão mais importância aos cafés especiais do que nós brasileiros, que produzimos alguns dos melhores e mais cobiçados cafés especiais do planeta.

A SCAA Show também serve como feira expositora de fabricantes de equipamentos, máquinas, utensílios voltados para uso industrial e comercial. Além disso, são oferecidos cursos nas diversas áreas do ramo e promovidas competições de baristas, como a United States Barista Competition (USBC), de onde sairá o representante norte-americano para a World Barista Competition (WBC).

Outro evento realizado na SCAA Show é o Roasters Guild Coffee of the Year Competition, onde amostras de cafés de diversos países, que possuem entidades afiliadas à SCAA, são avaliadas por juízes degustadores, Q Graders e SCAA Cupping Judges. Dali sairá um ranking listando os cafés Top 10 do mundo.

E o seu blog predileto não poderia ficar fora dessa, né? Por isso, enviamos nosso repórter voluntário especial e sem remuneração, Rodrigo Ramos, que vem a ser um dos proprietários da cafeteria Ateliê do Grão, lá de Goiânia. Já falamos dela aqui. E o Rodrigo se mandou para Houston com a missão de enviar relatos sobre a SCAA e de comprar umas encomendas para nós.

Religioso como ele só, Rodrigo se instalou num hotel próximo a uma igreja. Sendo um homem de muita fé, reza fervorosamente todos as noites lá. Até porque durante o dia está fazendo reportagens para o Café & Conversa.

Vejam só o tamanho da cruz no teto da igreja ...


Fiquem agora com o primeiro relato do nosso Enviado Especial à SCAA Show.


SCAA Show - Houston/TX
Rodrigo Ramos
Enviado Especial

"A primeira impressão que tivemos da feira, foi de que ela encolheu um pouco desde o ano passado. Parece que na Costa Oeste o negócio de cafés especiais é mais ativo.

Outra impressão que ficou é que, definitivamente, o café filtrado está de volta. Osstands com mais gente agrupada eram os que serviam cafés filtrados ou tinham produtos para café filtrado.

Um dos stands mais procurados era o da Hario, uma indústria japonesa de vidros e porcelanas, que fabrica os melhores apetrechos para café coado em filtro de papel no mundo. Nada a ver com a nossa Melitta. Falando nisso a Melitta estava presente com dois stands gigantes."

Produtos da japonesa Harion


Stand da Bodum cheio de objetos do desejo deste blog


"No stand da Bodum, o que mais chamou minha atenção
foi esse aparelho que aquece a água para o chá e
para a french press com muito mais facilidade."

Rodrigo! Você só pode estar de sacanagem ... se não trouxer uma dessa pra nós, é melhor nem voltar para o Brasil!!!


"Outros utensílios charmosos são estes globinhos aquecidos
com lâmpadas halógenas. O visual é lindo.
Acho que gosto dessas coisas que se parecem com laboratórios ..."

Quem disse que fazer um bom café não é uma ciência exata?


"Uma outra coisa que estão mostrando é a extração a frio.
Dizem que aparecem novas nuances. Mas não me animei não ..."

Rodrigo, nós aqui na redação do Café & Conversa também não nos animamos com esse negócio e achamos que isso não passa de invencionice.


"Esses moinhos da Baratza também são muito bacanas. Utilizam mols Malkhonig, mas custam 20% do preço de um moinho dessa marca. Além do que, este moinho trabalha com balança de precisão na dose ao invés de timer como os outros moinhos. Uma opção bacanérrima para casa ou para uma sorveteria, por exemplo."

Nenhum comentário: