domingo, 8 de maio de 2011

Conheça tudo sobre o café colombiano e assista o Campeonato Mundial de Barista


Ricardo Icassatti Hermano

Essa é para quem gosta mesmo de aventura, de viajar, de café e quer se aprofundar mais no conhecimento dessa bebida maravilhosa. A dica vem da Turismóloga e Bacharel em Relações Internacionais Marina Moss, e da Barista e Turismóloga Helga de Andrade (que não é a Helga da nossa Blog-Novela Broken Heart's Brodo).

As duas estão organizando uma viagem pra lá de especial. Elas estão montando um grupo de interessados em participar de uma feira internacional da indústria do café, que será realizada em Bogotá, capital da Colômbia. Lá também ocorrerá o Campeonato Mundial de Barista (WBC). Mas, não é só isso. Fazem parte do programa, visitas a fazendas produtoras de café e participação na colheita, workshop com degustação e excursão com cavalgada nas montanhas andinas.

As meninas nos esclarecem que há três anos vem sendo realizada na Colômbia a EXPOESPECIALES, evento voltado para a indústria do café e organizado pela Federación Nacional de Cafeteros de Colombia. As edições anteriores se realizaram em diferentes cidades do país. A primeira aconteceu em Neiva, a seguinte em Ibagué e a última em Nariño.

A próxima EXPOESPECIALES será realizada de 1 a 8 de junho no espaço de feiras mais importante da Colômbia: CORFERIAS, na capital Bogotá. A feira congrega tanto visitantes especializados quanto o público em geral, possibilitando conhecer o mundo do café através da exibição de empresas que representam toda a cadeia produtiva do café colombiano e atividades paralelas como o World Barista Championship (WBC) e o show do professor Yarumo, entre outras atividades.

O WBC é um evento realizado anualmente pela Associação de Cafés Especiais da Europa e pela Associação de Cafés Especiais da América. Os principais objetivos são promover a excelência do café, o crescimento da profissão de Barista e a participação de uma audiência mundial.

A Colômbia foi nomeada como a sede anfitriã em 2011 para acolher o Campeonato Mundial de Baristas (WBC), sendo a primeira vez que este certame se realiza em um país produtor.

Nas próprias palavras da Marina e da Helga (dois nomes femininos maravilhosos):

"Nosso interesse nesta viagem é estreitar a relação entre produtores, pesquisadores e consumidores do Brasil e da Colômbia e abrirmos novos canais de troca e pesquisa sobre a produção e a cultura cafeeira. Os interessados pagarão apenas pela parte terrestre do pacote, podendo fazer uso de milhas para viajar conosco. Lembramos que as vagas são limitadas!"

Quem se interessar pela viagem e quiser mais informações, pode entrar em contato direto com as organizadoras:

Helga de Andrade
+ 55 (31) 9921-2111

Marina Moss
+ 55 (31) 8731-2071

Blog das Meninas:
Clube Barista de Minas Gerais (CBMG)

Nenhum comentário: