sexta-feira, 6 de maio de 2011

Carne com molho de café, para o Dia das Mães


Romoaldo de Souza

Já pensou no presente que vai dar a sua mãe, neste domingo? Por que você não surpreende a família e deixa de dar sabonetes e faz um prato prá lá de exótico? E quando falo de exótico não dispenso qualidade não.

A leitora Raquel Alves pediu uma sugestão para abafar, no almoço para dona Vanda e não é que a gente já tinha feito um experimento depois de ler a coluna da Giuliana Bastos?

Ingredientes

500g de fraldinha bem picadinha
1 cebola roxa grande bem picadinha
40ml de molho inglês
80ml de vinho tinto (opcional)
500ml de café preparado na french press, proporção: 45g de café moído grosso para 700ml de água. O café deve ter acidez alta e amargor quase ausente.
Ervas a gosto (alecrim, tomilho e sálvia)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como preparar

Refogue a cebola no azeite. Quando estiver transparente, inclua o molho inglês e a carne. Deixe a carne fritar por alguns instantes e inclua o alecrim, o tomilho e o vinho. Deixe mais alguns instantes no fogo e despeje o café. Tempere com pimenta e sal a gosto. Deixe cozinhar e reduzir por 45 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, acrescente a sálvia na carne e deixe a panela tampada por mais 5 minutos. Espere esfriar e guarde a carne na geladeira. Sirva, quente ou fria, no pão francês, em torradinhas ou com o pão de sua preferência.


Um abraço, bom café!

Um comentário:

Juliana Medeiros disse...

Que tal uma receita para as mães (e filhas) vegetarianas? :)