sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os Mistérios Misteriosos da Ilha de Páscoa


Ricardo Icassatti Hermano

Estamos em falta com nossos(as) leitores(as). Não temos conseguido manter a produção costumeira de posts, mas é compreensível. Este final-começo de anos tem sido um turbilhão de acontecimentos, festas, premiações, degustações, viagens, risadas e fortalecimento de laços fraternais. Como diria o Rei Roberto Carlos durante um cruzeiro na costa brasileira e no meio de uma tempestade apocalíptica: "São tantas emoções ..."

Mas, não estamos parados. Somos como as pedras que rolam e não criam limo. Vocês já viram que, após uma dura e criteriosa escolha, concedemos à Fellini Caffè (SCLS 104 Bloco "B" Loja 1, Fone: 3223-1333) o prêmio de Cafeteria do Ano 2010. O esforço e o trabalho desenvolvidos ao longo do ano por Moema Dourado, renderam frutos e mereceram o reconhecimento do Café & Conversa. Os apreciadores de café agradecem. Foi um momento de grandes emoções.

Parabéns Moema : ) Além de gata, sabe fazer café

Outro foco de emoções foi a proposta que recebemos. Ainda não podemos revelar. Tudo a seu tempo : )

Também tivemos a criação da Mesa do Café & Conversa, que consiste no seguinte: uma vez por mês e através do Twitter @CafeConversa, o seu blog predileto anunciará em qual cafeteria da cidade a Redação do Café & Conversa pousará para bebericar uns cafés. Para tomar um espresso por nossa conta, tudo o que vocês precisarão fazer é ir até lá, sentar à Mesa do Café & Conversa e nos contar uma boa estória, conversar e/ou trocar uma ideia com os nossos jornalistas.

Vocês acham que acabaram-se as emoções? Claro que não. Deixamos o melhor para o final. A caneca que viaja mais que nós esteve na misteriosa Ilha da Páscoa, a casa das gigantescas estátuas de pedra.

Como sempre, a caneca do Café & Conversa viajou através da generosidade dos amigos e amigas que não param quietos. Neste caso, trata-se de uma famosérrima jornalista que nos solicitou a utilização de um pseudônimo. Não somos bestas e concordamos imediatamente. Assim, quem nos conta essa enigmática e assombrosa aventura é a não menos misteriosa Giselle Montfort ... a espiã nua que abalou Paris!

Giselle Montfort em momento de dor ... reparem a pequena lágrima, ô dó ...

Aqui é preciso abrir um parêntese para explicarmos quem foi Giselle Montfort. A espiã era a personagem principal de uma série publicada em quatro volumes pela Editora Monterrey no formato pocket-book. Era vendido em bancas de jornais no final da década de 1960. Os livrinhos traziam as "memórias secretas" do trabalho feito pela espiã na Segunda Guerra Mundial, infiltrada nas hostes nazistas durante a ocupação da França.

Segundo os livrinhos, as "memórias secretas" foram encontradas na prisão de Lys e publicadas "sem cortes". A saga emocionante narrava as aventuras da corajosa e belíssima Giselle lutando pela Resistência Francesa contra os nazistas. Além da astúcia, ela usava o seu corpo espetacular para seduzir e aniquilar os chefões alemães.

Algumas vezes inoculava uma capsula de veneno mortal na própria vagina, o que causava uma terrível morte instantânea aos taradões germânicos. Giselle morreu no último capítulo. Foi fuzilada nua, gritando: "Vive la France !"

A espiã danada pegou até o Hitler!!!

Fiquem com o relato de próprio punho da "espiã" ...

Patrimônio da Humanidade desde 1995, a Ilha da Páscoa foi formada há milhões de anos por três vulcões: Poike, Rano Kau e Mounga Terevaka. Os cerca de 400 moais ali existentes são os únicos vestígios da misteriosa e ancestral cultura dos Rapanuis.

Sei não ... esse Moai tá com cara de baiano ...

Os Moais são protagonistas de várias teorias, como a de terem sido construídos por seres extraterrestres. A mais aceita delas fala da sua confecção com rochas vulcânicas, em homenagem a ancestrais da família ou da tribo.

Giselle conseguiu o milagre do encontro entre
o último dos Rapanuis e a caneca.
Mas, cá entre nós, parece um índio Pataxó do Sul da Bahia ...

Seu deslocamento era feito sobre caules de palmeiras, utilizadas como rodas. Pelo menos, é o que dizem.... Existe na Ilha um único Moai mulher, com mamas e vulva. Está no museu local.

A única foto com presença feminina é essa com as sensuais unhas vermelhas
de Giselle Monfort diante do Palácio de La Moneda, em Santiago do Chile.
Mamas e vulva que é bom, nem pensar ...

A Ilha da Páscoa fica distante 5h20 de Santiago do Chile que, por sua vez, está a 3h20 de São Paulo. É tão perto que todos seus argumentos para não visitá-la caem por terra (melhor dizendo por água). Do Pacífico, é claro!

Beijos

Giselle Montfort

Aqui, seguem mais fotos dessa intrépida jornalista que não mediu esforços e assumiu riscos imensos para nos trazer fotos da caneca viajante. Prossegue o relato com fotos e legendas da misteriosa espiã nua que abalou Paris, Giselle Montfort ...

Representante oficial do Café & Conversa, a Caneca do blog inicia aqui sua viagem mais sublime, rumo à Ilha da Páscoa. Preparem o coração (e uma chicrinha de café, é claro!)


Entrada do Parque Rano Raraku, onde estão as estátuas de pedra


Rapa Nui (Terra Grande) ou Te Pito o te Henua (Umbigo do Mundo) ou, ainda Ilha da Páscoa, é a ilha mais ilha do mundo, a que tem mais água ao redor. Os rapanuis recebem os visitantes dizendo: Ilorana! Quer dizer tudo aquilo o que se quer ouvir. Algo como: Bem-vindo, Olá, Emagreceu, heim..., sua careca sumiu, que tenhas ele ou ela na palma da mão, etc.


Seleção Rapanui de Futebol. De olho na Copa de 2014, com certeza!


Os misteriosos Moais. Como foram esculpidos? Cadê os nativos?
Eram os deuses astronautas? A caneca não conseguiu descobrir, mas desconfia ...


Comitê de boas vindas se alinha para receber Giselle Monfort,
a espiã nua que abalou Paris em chamas ...


Um momento solene sobre a pedra tida como o umbigo do mundo,
local de meditação e orações. Bichos-grilo acreditam que aí
está o centro espiritual da Polinésia.


A Caneca das Canecas faz uma nova pausa no Ahu Tongariki

"Ufa! um momento de relax nas águas do Pacífico,
longe dos dois malas donos do blog, Ricardo e Romoaldo".

Nenhum comentário: