sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cafeteria do Ano - 2010


Da Redação

Hoje à noite, toda a redação do Café & Conversa estará presente à festa de entrega do certificado de "Cafeteria do Ano" ao estabelecimento que nos proporcionou as melhores e mais saborosas experiências em 2010. As cafeterias que concorreram ao título, passaram pelo crivo criterioso dos jornalistas que compõem o blog.

Vários quesitos foram analisados, tais como ambiente, atendimento, música, cardápio e, claro, a qualidade dos cafés servidos. Como já destacamos aqui, tomar café nós tomamos em casa. Quando vamos a uma cafeteria, buscamos experiências inusitadas. Esse tipo de experiência envolve todos os sentidos. Assim, a cafeteria deve ser confortável, agradável e convidativa para nela permanecer.

A trilha sonora deve ser escolhida com cuidado, bem como o volume, pois a cafeteria deve ser um local onde desaceleramos o corpo e aceleramos a mente. Cafeína estimula o cérebro. Por isso também deve ser um lugar apropriado para a conversação, ou não. Daí a necessidade de disponibilização de conexão Wi-Fi para internet e alguma leitura de jornais, revistas e até livros.

O atendimento não pode ser menos que impecável. Afinal, não vamos até uma cafeteria para sermos mal atendidos ou termos trabalho além de sorver café, comer guloseimas e conversar. As guloseimas devem ser harmonizáveis com café e as porções não devem ser ridiculamente minúsculas. Embora não seja um restaurante, ninguém quer sair da cafeteria com fome depois de ter comido.

Uma cafeteria deve investir em sua mão-de-obra. É obrigatório ter um Barista com a devida formação. Treinamento só é bom para atleta. O Barismo é uma ciência e um espresso só atingirá a qualidade técnica necessária se um profissional habilitado estiver operando a máquina. Por último, o café a ser servido deve ser muito bem escolhido. O grão de café é a matéria-prima com o que o Barista vai trabalhar e também será a principal referência da cafeteria.

Após analisarmos por um ano todos esses quesitos em várias cafeterias top de linha em Brasília, é com imenso prazer que anunciamos a eleição por unanimidade da Fellini Caffè (CLS 104 Bloco B Loja 1, fone: 3223-1333) como a Cafeteria do Ano - 2010. Lá são servidos os blends elaborados pela cafeteria e torrefadora paulista Santo Grão. A entrega do certificado será realizada logo mais, após as 20h, lá mesmo. E com muitos espressos : )


Parabéns Fellini Caffè!!!

Nenhum comentário: