quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Watch That Dog, That Dog is Mad ...


Ricardo Icassatti Hermano

Por conta da violência do atentado interracial sofrido ontem pelo Zeca, o filhote de Andorinhão que foi atropelado, acabei me lembrando de uma música muito conhecida na Louisiana e arredores. A música se chama Watch That Dog e pertence ao estilo Zydeco.

Para quem não conhece, Zydeco é a música folk que vem lá do início do século XX, criada pela população francófona da região pantanosa da Louisiana. Nela podemos encontrar um pouco do blues (festivo e dor de cotovelo), graças à influência da população negra com o seu estilo Creole. Sua principal característica é o uso da sanfona.

Esse estilo é o resultado da mistura do Cajun com o Creole e o Blues. Cajun é como eram chamados os franceses que se refugiaram na Louisiana após terem sido expulsos da Acádia, no Canadá. Os vizinhos passaram a chamá-los de "cadien", forma simplificada do francês "acadien". Como é de praxe, a expressão logo foi adaptado para o inglês como Cajun.

Não sei se é por causa do meu projeto de viagem para New Orleans, mas ultimamente tenho ouvido e apreciado muito Zydeco. Graças ao milagre da internet, posso ouvir rádios americanas especializadas nesse estilo de música. Um dos meus músicos prediletos é o John Delafose, sanfoneiro de mão cheia e cantor.

A fera John Delafose e sua sanfona

Foi com ele que ouvi pela primeira vez a música Watch That Dog (Vigie aquele cachorro). A letra diz para vigiar aquele cachorro, porque aquele cachorro é louco. É o que estou fazendo aqui em casa. Vigiando a Miúcha para ela não jantar o Zeca. Porque essa cachorra é louca ... me grita o Zeca!

John Delafose & The Eunice Playboys

Infelizmente não consegui encontrar a versão da música com o John Delafose & The Eunice Playboys (nada a ver com a Erenice "Taxa de Sucesso" Guerra, pelo amor de Deus), mas encontrei esse vídeo amador de uma apresentação de James & Chris, Corey Ledet no Cajun & Zydeco Festival de 2008. Enjoy : )



Nenhum comentário: