sábado, 6 de novembro de 2010

A Música do Dia - Better Days - Eddie Vedder


Romoaldo de Souza


Eu não fui ao cinema para ver Eat, Pray, Love. Fui pela companhia e pela trilha sonora que uma aluna minha tinha recomendado. Ponto para ela. Para a aluna que, como o diretor de Comer, Rezar, Amar, captou bem o sentido de uma trilha sonora. "Complementar um espaço por vezes vazio entre a imagem e o diálogo…".


Nem pretendo contar aqui, que a jornalista Liz Gilbert (Julia Roberts) sai pelo mundo em busca de autoconhecimento; nem que nas viagens que fez, descobriu o prazer pela gastronomia, na Itália, onde aprendeu a tomar um excelente café.


O best-seller de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar que dizem ser uma autobiografia mostra um Brasil caricatural. Tudo bem que Javier Bardem (o "brasileiro" Felipe) é um bom ator, mas aquele sotaque dele, aquele jeito esquisito de latin-lover supera a maneira como os atores da Globo interpretam personagens italianas. "Bambino, bambino, bambino". Felipe fica o tempo todo. "Querida! Querida! Querida!". Ainda bem que João Gilberto e a filha salvam o "núcleo brasileiro de Eat, Pray, Love.


Querida, querida, querida!!!


Por falar em café, se você ainda não viu Comer, Rezar e Amar, preste atenção, quando for, na amiga de Liz, na Itália. Uma nórdica, cabelos curtos. Acho que vou ver Eat Pray Love novamente só para "estudar" mais sua personagem. Vai que como Cecilia, em A Rosa Púrpura do Cairo que literalmente sai da tela e começa a conversar com alguém da plateia, a moça também em conversar comigo.


- Hello, Romu! Non querer tomar uma café com migo? - Poderia dizer a amiga de Liz, adorável adoradora de café. Sabe e ensina Liz a tomar um espresso corto.


Bom, mas eu não vou comentar o filme. Quero falar da cena final. Felipe, com aquele sotaque horroroso de brasileiro "descolado" insiste em levar Liz para uma ilha isolada, onde sozinhos os dois pombinhos poderiam se entender. Ela reluta. Vai e vem… Não se levante da cadeira. Eddie Vedder reserva uma surpresa agradabilíssima. Surpresa que, aliás, o Café & Conversa adianta um trecho, aqui.


No final, toca Better Days, impecavelmente interpretada
por Eddie Vedder, o vocalista da banda Pearl Jam


Better Days


I feel part of the universe open up to meet me

my emotion so submerged broken down to kneeling


what's listening?

voices they care


had to somehow greet myself

greet myself

heard vibrations within my cells

in my cells


Singin' laaa


my love is saved for the universe

see me now I'm bursting

On one planet so many turns

different worlds


singin' haaa


fill my heart with discipline

put there for the teaching

in my head see clouds of stairs

help me as I'm reaching


the future's paved

with better days


night runnin'

from something

I'm running towards the day

wide awake


all whispered

once quiet

now rising to a scream

right in me


I'm fallin'

free fallin'

world's calling me

up off my knees


oh, I'm soaring

yeah, and darling

you'll be the one that I can need

and still be free


our future's paved with better days



Nenhum comentário: