sábado, 13 de novembro de 2010

É (quase) Natal!


Ricardo Icassatti Hermano

O Natal está chegando. Aqui e ali já vemos sinais de decoração natalina, com direito a neve artificial e tudo o mais. Alguns prédios públicos exibem coreografias de luzes. Logo logo o governador mala vai inventar de montar uma árvore de Natal, ou um presépio, ou os dois juntos. Uma mistura carnavalesca de Natal americano-europeu com Palestina.

Tá sentindo o Espírito Natalino???

Mas, o Natal ainda não chegou com a toda sua força. Os shoppings ainda estão se preparando para a sua data máxima no calendário de vendas. Os grandes anunciantes ainda não soltaram suas propagandas provocadoras de desejos consumistas.

Vamos vender um bocado com crédito consignado, hehehe!!!

E o Espírito Natalino ainda não penetrou nos corações e mentes. Junto com as compras vêm todos aqueles sentimentos nobres que somos meio que obrigados a vestir nessa época. Compaixão, solidariedade, caridade e amor pelo próximo. Os ensinamentos de Cristo, cujo nascimento comemoramos no Natal, lembram?

O Santa Claus é o "bom velhinho" ...

Quando vi os primeiros sinais natalinos, decidi escrever um post sobre o fenômeno. Fiquei matutando uns dias sobre o significado do Natal e os seus efeitos sobre as pessoas. Percebi que o Natal significa tristeza para uns, alegria para outros e religiosidade para um outro tanto de gente.

Papai Noel está em todas ...

Há uma certa dose de "obrigação" no sentido da felicidade, do sentir-se feliz. Mas, não tão forte e instantâneo como no Reveillon, quando se torna uma imposição mesmo estar feliz, esperançoso e festeiro. Acho que é o componente religioso que serve de amortecedor no Natal e freia um pouco essa obrigação. Com o tempo, vai desaparecer.

Bem que poderiam modernizar um pouco o Natal ...

Mas, enquanto eu matutava, a vida agia. É bom deixar logo claro que não acredito em coincidências, mas ...

Na sexta-feira, estava saindo da malhação quando vi um grupo de pássaros voando e brincando no ar, fazendo acrobacias mirabolantes em alta velocidade. Uma caminhonete vinha na direção contrária à minha e atropelou um daqueles pássaros, que caiu um pouco adiante do meu carro se debatendo.

... mas não sei se o Black Santa vai colar

Parei e fui verificar se estava vivo, tonto ou morto. O pequeno pássaro abria o bico como se quisesse buscar mais ar e revirava os olhos. Fiquei com ele na mão esperando que se recuperasse e saísse voando, o que não aconteceu. Coloquei ele no carro e procurei uma clínica veterinária.

Lá fiquei sabendo que se tratava de um filhote de Andorinhão e que aparentemente não havia quebrado nada. Talvez uma luxação na asa esquerda. Naquele momento, o bicho já havia recobrado a consciência e estava um tanto nervoso. A veterinária me disse que, aproveitando o feriado, ficasse com ele por uns três ou quatro dias e esperasse a recuperação.

- Basta dar água e alimentar de quatro em quatro horas - instruiu-me a doutora.

- Mas, o que ele come? - perguntei.

- Na verdade, esse bicho come de tudo, mas pode dar ração para Sabiá. Faça uma papinha e dê na boca dele. Eu uso uma tampa de caneta. Funciona bem - sorriu a doutora.

Comprei a ração, levei o bicho para casa, acomodei numa caixa e fui me arrumar para um importante almoço marcado há dias com a Lígia, mãe de três dos meus filhotes amados. Foi um encontro muito bom e emocionante. Nossos encontros sempre são. Aproveitamos para colocar em dia as aventuras das "crianças".

Voltei para casa e fui alimentar o filhote de Andorinhão. O bicho estava nervoso, mas comeu um pouco. À noite, fui conhecer uma amiga da internet, leitora fiel do blog Café & Conversa e tweeteira @souquemsou2, ou Nôra, seu nome de batismo.

Ela veio lá de Ribeirão Preto para nos conhecer e os cenários onde os nossos "causos" são vividos e depois relatados aqui.. Fomos à Fellini Caffè e batemos um longo e bom papo. Mais uma amizade consolidada com um excelente café.

Chego em casa e recebo notícia da Little Mary, lá de Seul, na Coreia do Sul, onde foi realizar a cobertura jornalística da reunião do G-20. Ela é uma daquelas amigas generosas que nos faz a gentileza de levar a caneca exclusiva e personalizada do Café & Conversa para passear pelo mundo. As duas estiveram em Paris há pouco tempo (veja o post).

A caneca posando no Palácio Imperial de Seul

Também recebo notícias de Clara Favilla, que perambula e saltita por Florença, na Itália. Ela conta tudo sobre suas andanças com a inseparável caneca no seu imperdível e ultra necessário blog: "O mundo é plano".

A caneca na Fontana del Porcellino.
Segundo Clara, dá sorte passar a mão no focinho do porcão

Entre papinhas, tampa de caneta e conta-gotas, me sento para escrever sobre o Natal e me dou conta de que, apesar de achar que no resto do ano, enquanto lutamos selvagemente pela sobrevivência, escanteamos todos aqueles nobres sentimentos natalinos, na verdade os praticamos todo o tempo.

É a compaixão pelo passarinho, a generosidade dos amigos, o amor pelos filhotes. Todos os sentimentos estão lá todo o tempo, porque somos a somatória de muitas coisas. O Natal é apenas um momento em que falamos desses sentimentos e eles parecem ter saído do nada. Quando sentimos, não paramos para refletir sobre eles.

Se fizéssemos isso, o Natal não pareceria uma obrigação. Seria apenas uma data comemorativa. Assim que parei para refletir sobre o Natal, comecei a ver o quanto estou impregnado pelo espírito natalino nos outros 364 dias do ano. Sem me sentir obrigado a nada.

Como eu disse, não acredito em coincidências. Para mim, tudo tem um propósito, que às vezes pode nos parecer oculto, mas nunca está. Está sempre escancarado. Quem tem olhos de ver, que veja, já dizia o homem cujo aniversário vamos comemorar no próximo dia 25 de dezembro. Agora, se dão licença, está na hora da papinha do Zeca. É ... já botei um nome no danado.

Esse é o Zeca, mais calmo e se recuperando

3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Kasatti.

Ouço voce contando todo o texto.

Obrigada, pela convivencia de ontem, alem do café é claro.

Que este seja o objetivo: boa e solida amizade.

Adorei o Zeca...ave se sorte!!Ganhou seu presente de Natal antecipado: carinho e atenção e nova oportunidade.

Bjs, amigo.

Souquemsou2 (Nora)

marcia1907 disse...

menino, conhecia sua caneca mas não o seu blog (rs) aliás, jurava que o nome cafe-conversa fosse de uma casa de café brasiliense...(rs)
o mal-entendido se desfez com a dica da nora para eu vir aqui.
a-do-rei!
e depois dê novas notícias do zeca pelo tt,

eva mooer disse...

e o Zeca....como está?quase nunca consigo salvar um desses que morrem no segundo ou terceiro dia.Que legal...tomara que vcs consigam.Fale dele.Amei saber que a caneca viaja assim.E por falar em canecas,comprei uma porção com o tema de natal.Amo o natal e tudo o que ele traz.Abraços para vcs