segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Como dizia Rick Martin: "Não se reprima ..."


Ricardo Icassatti Hermano

O Natal chegou. Nesse dia feliz, o mundo cristão comemora o nascimento daquele que morreu para nos salvar. Presentes necessitam ser comprados. Providências precisam ser tomadas. Uma festa precisa ser organizada. A família vai se reunir. Que mêda! Essa deve ser a noite mais longa do ano.

"Cordeiro de Deus/Que tirai os pecados do mundo/Tende piedade de nós"

Essa coisa de Natal é complicada. É uma data que tem tudo para dar errado. Especialmente quando se junta a família em recinto fechado. Velhos ressentimentos se encontram, turbinados pelas bebidas alcoólicas e outras substâncias ilegais. Sobra alfinetada pra todo lado e a festa pode acabar numa guerra de peru e farofa. Já vi acontecer nas melhores famílias ...

Aí aqueles primos altamente criativos resolvem
"entreter" a família com um auto de Natal ...

Não há margem de erro como nas pesquisas fajutas encomendadas pelo PT. Se errar no presente então, as portas do inferno se abrirão em pleno Jingle Bells. E ninguém quer isso, não é mesmo? O melhor seria passar o Natal em Nova Iorque ou Paris, com neve de verdade e aproveitando o real super valorizado antes que afundemos de vez. Mas, não! Você terá que ouvir críticas à sua comida:

- Esse peru não cozinhou direito, tá seco ... - atira sua sogra gorda.

- Vamos fazer uma vaquinha pra comprar cerveja ... - tenta ser engraçado aquele cunhado alcoólatra e metrosexual.

- Nooooossa ... mas, o Fulano (seu marido) tá um gato né? - se assanha aquela concunhada vagaba.

A criançada (seus sobrinhos) correm pela casa e você nem respira direito pensando naqueles vasos de cristal, nos abajures, nas cortinas novas e o sofá meu Deus! Nem acabou de pagar as 62 prestações. Sobe aquele nó na garganta, os olhos se enchem de água e você controla a vontade de buscar aquele velho três oitão que fica escondido no quarto.

Você fazendo das tripas coração e o povo falando mal

Não se desespere! O seu blog predileto está aqui para te socorrer. Surpreenda sua família. Deixe aquele bando de fofoqueiros sem ter o que falar. Trouxemos para você a salvação, mas não é aquela do Cristo né? É um cardápio completamente heterodoxo para a sua Ceia de Natal.

Fuja correndo do clichê: peru com farofa, fios de ovos, pêssegos e cerejas em calda, nozes, rabanada, panetone, uvas, melancia, damasco seco e para dar um toque de luxo, uns quatro cachos de lichia. Ouse, inove, cresça e apareça, mate seus parentes de inveja. Os riscos, o Café & Conversa já correu por você. Como gritava Rick Martin ainda trancado no armário: Não se reprima!

Neste Natal, evite os clássicos. Invente, ouse, crie

O Cardápio para Ceia de Natal do Café & Conversa foi testado e aprovado por 10 entre 10 escolas internacionais de gastronomia. A redação do blog também provou, gostou e recomenda. Inclusive, se você quiser nos convidar para a sua festa natalina, não precisa nem nos dar presentes. Vamos só pela comida mesmo.

Vamos começar com o arroz. Por que servir aquele manjado arroz agulhinha Tio João? Ou o parbolizado Uncle Ben? Pense grande a aposte no exótico Arroz Selvagem, encontrável em qualquer bom supermercado. ATENÇÃO! Não é Sexo Selvagem! É Arroz Selvagem! Essa é a primeira receita do menu.


Arroz Selvagem com Cogumelo e Croutons
6 a 8 porções
Receita do site Simply Recipes

Ingredientes

- 2 xícaras de arroz selvagem
- Sal
- 350g de cogumelos Shitake fatiados
- 3 talos de aipo picados
- 1 cebola média picada
- 5 colheres sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de nozes picadas
- 1 1/2 xícara de cranberries desidratadas (ou uvas passa)
- 1 a 2 colheres sopa de sálvia fresca picada
- 4 xícaras de croutons
- 2 xícaras de caldo de galinha ou de legumes

Preparo

Coloque uma panela grande com água já salgada para ferver. Adicione o arroz selvagem. Tampe, abaixe o fogo para MÍNIMO e deixe cozinhar até que o arroz esteja macio, cerca de 25 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Enquanto o arroz cozinha, aqueça uma panela grande em fogo ALTO por um minuto. Adicione os cogumelos e mexa a panela para que não grudem. Refogue os cogumelos a seco, sem óleo, até que liberem toda a água. Mexa bem.

Quando quase toda a água tiver evaporado, adicione sal, 3 colheres sopa de manteiga, a cebola, o aipo e misture bem. Refogue por 4-5 minutos mexendo sempre.

Retire o arroz do fogo e coe. Passe o arroz para a panela onde estão os cogumelos. Desligue o fogo e adicione a sálvia, os croutons, as cranberries (ou uvas passa) e as nozes. Coloque mais um pouco de sal e misture bem.

Numa panela ou travessa própria para ir ao forno, coloque o restante da manteiga e a mistura de arroz. Adicione o caldo de galinha ou de legumes. Cubra e leve ao forno por 45 minutos. Se preferir, retire a tampa ou cobertura do recipiente nos últimos 15 minutos de forno para dourar a superfície.

Invista numa bela panela Le Creuset e faça sucesso no Natal

Nenhum comentário: