quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2, cinema de gente grande


Ricardo Icassatti Hermano

É um tapa na cara. Estou falando do filme Tropa de Elite 2, que estreou recentemente. Aqui em Brasília, está em 29 salas de cinema.

O Stallone ficou impressionado com a faca na caveira ... sissy

No domingo passado, fui almoçar com a filharada e noras. Depois fomos assistir o filme. Recomendo que façam como nós e peguem logo a primeira sessão. A menos que vocês gostem de enfrentar filas e cinemas lotados. Também comemoramos o novo emprego da Tainá, namorada do Xanxão. Será uma grande advogada.

O filme mostra que pelo menos dois diretores brasileiros já alcançaram o nível de cinema internacional. Um é o Fernando Meireles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio sobre a Cegueira) e o outro é José Padilha (Tropa de Elite 1 e 2). A passos de tartaruga, a indústria cinematográfica brasileira foge da porno-chanchada de novela televisiva e do pretenso intelectualóide.

José Padilha, esse cara sabe o que faz

Tropa de Elite 2 é sucesso de bilheteria em qualquer país, em qualquer língua. Tem qualidade técnica em todos os aspectos, tem roteiro bem amarrado, tem trama que gruda os olhos na tela, tem personagens fortes e bem delineados e tem mensagem importante. Especialmente no meio de uma eleição.

O filme também está ajudando a mudar os parâmetros que costumavam identificar quem é mocinho e quem é bandido no Brasil. Depois da ditadura, um maniqueísmo mal intencionado e bem sucedido colocou os mocinhos à esquerda e os bandidos à direita. Os fatos nos mostraram que essa concepção está completamente equivocada.

Na verdade, os mocinhos se alinham com valores como a honestidade e a verdade, enquanto que os bandidos estão alinhados com excrescências como a corrupção e a mentira. Estejam onde estiverem. Não é uma questão de coloração partidária, mas sim de caráter pessoal. E assim, nos vemos torcendo a favor da Polícia honesta e contra o político populista ladrão.

É muito fácil criticar quando não é você quem está levando os tiros

Nesta continuação o magistral Capitão Nascimento está mais maduro e, promovido a Tenente-Coronel, é o Comandante do BOPE carioca. Depois de uma operação que irritou as ONGs de "direitos humanos", Nascimento cai em desgraça política, mas cai também no gosto popular. Assim, não resta alternativa ao governador a não ser fazer o Coronel "cair para cima". Nascimento é afastado do comando do BOPE e "promovido" a sub-secretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Cel. Nascimento e a guerra no mundo dos bandidos engravatados

Agora, seus inimigos não são tão facilmente identificáveis quanto os traficantes das favelas. Os novos inimigos são muito mais perigosos, falam macio, se vestem de terno e gravata, têm programa na televisão, sabem usar a mídia e fazer propaganda enganosa, dão tapinhas nas costas, sorriem e elogiam antes de matar. São criminosos que entraram para a política.

O negócio é ser popular, né não Lulla?

Se eu contar mais, estrago a sua experiência de assistir o filme. Apenas recomendo que se prepare para o impacto. Tropa de Elite 2 tem recebido aplausos de pé no final. O seu blog predileto assistiu, gostou, aplaudiu e recomenda como alerta para toda a família: Não brinque com o seu voto, não negligencie o seu voto, não desperdice o seu voto. Precisamos tirar os criminosos do poder. Veja o trailer.


Nenhum comentário: